Banca de DEFESA: ADRIANO MARCIO SANTOS DE LIMA
09/07/2021 12:42
O cenário globalizado de grande concorrência no mundo corporativo e o uso das novas tecnologias disruptivas, que estão associadas a um processo de inovação revolucionária, estão potencializando os atuais modelos de negócios e despertando a necessidade latente das empresas se adequarem definitivamente à transformação digital. O perfil dos consumidores está mudando e as empresas que não conseguirem entender a velocidade que essa onda está sendo impulsionada ficarão, dentro de pouco tempo, fora do mercado. Mais importante que entender a cadeia de valor das empresas, é preciso entender a cadeia de valor dos clientes para poder acompanhar as constantes transições ocorridas na relação comercial de cada tipo de produto ou serviço oferecido ao mercado. Além das novas relações comerciais usarem a tecnologia como base de apoio para todos os processos de negócio, também são altamente dependentes do cuidado com a privacidade dos dados pessoais utilizados. Incidentes de segurança ocorridos com esses dados podem comprometer drasticamente a imagem das empresas e ainda imputar graves sanções previstas em leis de privacidade como a brasileira LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados.O objetivo desse trabalho foi criar uma metodologia ágil de transformação digital de empresas, integrando a gestão por processos, as equipes de alto desempenho e os requisitos para a adequação à LGPD e aplicá-la três em organizações reais, para um ou mais processos de negócio priorizados em função das necessidades do empresário para gerar melhorias digitais no modelo de negócio usado antes da aplicação da metodologia.De acordo com as necessidades dos proprietários das empresas (uma distribuidora de alimentos, uma construtora de imóveis e uma clínica de estética), foram selecionados os processos mais críticos e as métricas para análise foram escolhidas. Os dados foram analisados estatisticamente e os resultados obtidos para as métricas selecionadas durante a execução do processo, antes e depois da implantação da metodologia, apresentaram uma melhoria média de aproximadamente 45%, levando em conta todas as métricas das três empresas.Os resultados expostos nessa pesquisa apresentam importantes contribuições para a jornada de transformação digital das empresas. A metodologia criada pode ser seguramente replicada em qualquer modelo de negócio que precise evoluir de forma incremental e baseada em processos para a nova revolução industrial que está acontecendo rapidamente no mercado internacional.
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