Banca de QUALIFICAÇÃO: RUY MOISÉS ARAUJO BISPO
06/07/2021 08:12
Esse trabalho tem como objetivo compreender como professores/as vem trabalhando com a perspectiva da história local no município de Itapicuru/BA, após a implementação do currículo municipal, em 2020. Nesse sentido, faz-se necessário observar como vem sendo proposto um plano de aprendizagem histórica para os estudantes por meio da História Local durante a pandemia da covid-19. Essa pesquisa é de cunho qualitativo e o método utilizado foram leituras bibliográficas e a elaboração de um questionário respondido por dez professores regentes da rede municipal de ensino. Eles puderam expor seus relatos de experiência, as suas abordagens trabalhadas em sala de aula, e indicar como é utilizada a História Local. A pesquisa terá como cerne a articulação entre os conceitos acadêmicos, o saber docente e os obstáculos que levam esses professores a serem práticos e reflexivos. E, ainda, apresentar como proposta de produto didático-pedagógico um manual didático sobre a História Local do município a partir de sequências didáticas alinhado aos conteúdos substantivo, para que os professores tenham um material para alinhar esses conteúdos de acordo com a sua realidade.
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