Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYSA CRUZ DE ARAUJO
05/07/2021 19:57
Este projeto se monta com o objetivo de problematizar o bullying como dado auto evidente, deslocando-o da ideia de generalização e fechamento em si mesmo, para a constituição deste como um dispositivo de subjetivação. Ao falarmos de dispositivo tratar-se-á de analisar um regime de práticas, estas vistas como lugares de conexões entre o que se diz e o que se faz, das imposições condicionadas as regras impostas, e do que é racional sobre projetos e evidencias. Análises que mostram programações de conduta que funcionam como prescrições, que são atravessadas por várias instituições (escolares, medicas, jurídicas) e ditam o que se deve fazer, instaurando descrições sobre o que saber e como saber. Para seguir na busca de relatar o bullying como um analisador, será feita um atravessamento do tema com as memórias escolares do corpo cotidiano de quem aqui escreve, com o intuito de possibilitar a identificação de processos de subjetivação individualizantes que tem a potência de delimitar como e quais corpos devem ocupar determinados espaços e de que modo. Para tanto será realizado um caminho que apresentará o bullying através de discursos científicos e midiáticos, traçando discussões entre dispositivo e processos de subjetivação, para assim abordar as memórias em uma perspectiva de seus sentidos múltiplos, analisando também a escola como espaço fecundo para a formação de indivíduos
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