Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA HORTA MENEZES BARROS
06/07/2021 16:01
Os inúmeros processos industriais atualmente geram diferentes resíduos e o acúmulo destes motiva pesquisadores a estudar o seu uso no desenvolvimento de novas tecnologias e na minimização de impacto ao meio ambiente. A construção civil, por exemplo, tem realizado testes e uso de resíduos e alcançado resultados satisfatórios. No tocante à engenharia de pavimento rodoviário, o aumento da densidade de tráfego e a adversidade climática, tem levado à necessidade de desenvolvimento de projetos de construção com uso de novos materiais, entre estes resíduos industriais, tanto nas camadas constituintes do pavimento quanto no concreto asfáltico de revestimento do pavimento flexível, com experimentação como modificadores de ligante e como filer, com o objetivo de aumentar a sua adesividade à caga mineral e à camada de rolamento, a resiliência, a resistência à deformação permanente, ao envelhecimento precoce e a vida útil. Este projeto de pesquisa tem por objetivo processar e caracterizar concreto asfáltico com ligante CAP 50/70 modificado, por via seca, com 10% m/m de masterbatch de borra oleosa e borracha de pneu, na proporção 15/85% m/m (M1) e, tendo como filer escória de cobre pós-jateada. Para tal, concretos asfálticos com filer de escoria de cobre batida serão processados, com o ligante CAP 50/70 modificado e não modificado dosados pelo método Marshall, e, comparados quanto ao comportamento físico-químico e mecânico.
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