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Banca de QUALIFICAÇÃO: TAIS DANIELLE ALCANTARA DE ARAUJO SILVA
05/07/2021 17:00


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAIS DANIELLE ALCANTARA DE ARAUJO SILVA
DATA: 20/07/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Google meet - meet.google.com/hwg-hjor-mtd
TÍTULO: POLÍTICA EDUCACIONAL E ENSINO DE HISTÓRIA: IDEOLOGIA, PODER DOMINAÇÃO E LEGITIMAÇÃO DO REGIME AUTORITÁRIO BRASILEIRO EM SERGIPE (1960-1970)
PALAVRAS-CHAVES: Ditadura; Educação; Ensino; História.
PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República
RESUMO:

A presente pesquisa investiga a política educacional, o ensino e as mudanças que se estabeleceram durante a ditadura civil-militar brasileira, que acabaram refletindo na política educacional em Sergipe, seus propósitos e suas consequências. A mesma está delimitada ao recorte temporal do final da década de 1960 e início da década de 1970. A História brasileira entre os anos de 1964 e 1985 foi marcada por uma ditadura civil-militar, caracterizada por um extremo autoritarismo, repressão e violência. Houve também, a suspensão dos direitos constitucionais e a perseguição policial. Dentro dessa conjuntura, sucedeu a intervenção sobre todas as instituições, inclusive no que diz respeito ao setor educacional. Assim, pretendeu-se questionar o aparato repressivo ideológico do governo, procurando através desta análise o conhecimento da forma de dominação, poder e legitimação, tendo por finalidade conter as manifestações de professores e estudantes em oposição ao regime ditatorial em sala de aula, a privação de caráter crítico e da liberdade de pensamento. Buscou-se fomentar a discussão dos efeitos das imposições, compreender as práticas implantadas, como as mudanças curriculares – modificação, incorporação e retirada de algumas disciplinas escolares – regidas por leis, decretos, em vários níveis educacionais e os desdobramentos na vida dos educandos e educadores, bem como em suas formações, e em toda uma esfera social. Os procedimentos teóricos e metodológicos adotados resultam de pesquisa bibliográfica, pareceres educacionais e legislação, utilizando fontes como a Lei 5540/68 – de 28 de novembro de 1968, o Decreto-Lei nº 464/69 – de 11 de fevereiro de 1969, o Decreto-Lei nº 477/69 – de 26 de fevereiro de 1969, o Decreto-Lei nº 547/69 – de 18 de abril de 1969, o Decreto-Lei nº 869/69 – de 12 de setembro de 1969, o Decreto-Lei nº 68.065/71 – de 14 de Janeiro de 1971 e a Lei 5692/71 – de 11 de agosto de 1971, Lei Orgânica Sergipana e Resoluções, com finalidade de coletar informações que ajudassem a esclarecer o estudo da questão. Por fim, possibilita-se a inclusão dessas reflexões nos campos de estudos de História Política, Educação e Ensino de História.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2527690 - CLAUDEFRANKLIN MONTEIRO SANTOS
Interno - 2301213 - EDNA MARIA MATOS ANTONIO
Interno - 426650 - ANTONIO LINDVALDO SOUSA
Externo à Instituição - ANSELMO FERREIRA MACHADO CARVALHO

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