UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Setembro de 2021


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSENITO OLIVEIRA SANTOS
05/07/2021 08:24


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSENITO OLIVEIRA SANTOS
DATA: 09/07/2021
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/qku-eyvb-fab
TÍTULO: ENSAIOS EM GOVERNANÇA PÚBLICA: UMA APLICAÇÃO ÀS FUNDAÇÕES DE AMPARO A PESQUISA
PALAVRAS-CHAVES: Índice de Avaliação de Governança Pública; Fundação de Amparo à Pesquisa; Ciência, Tecnologia e Inovação; Propriedade Intelectual.
PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A governança pública envolve os aspectos de gestão tais como a transparência, integridade, legalidade, ética e participação social nas decisões, e com a reestruturação do Estado, foi possível torna-lo mais orientado para os aspectos sociais, visando consolidar relação entre Estado e sociedade, e por meio dessa nova relação estabelecida, foi evoluído então para a noção de governança com políticas necessárias para o alcance de objetivos. As Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) são agências de fomento governamentais que distribuem recursos financeiros para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, sendo responsáveis pela implantação da política e apoio a Ciência, Tecnologia e Inovação. É indispensável avaliar a forma como as organizações públicas exercem suas responsabilidades econômicas, políticas, ambientais e sociais, refletidas no conjunto de princípios e processos de governança implementados. A mensuração da governança tem sido realizada por meio de indicadores, que também são utilizados para estudar a relação entre o desenvolvimento e governança. As FAPs possuem um papel importante no avanço do Sistema de ciência, tecnologia e inovação e ficou evidente que as mesmas precisavam se adequar ao cenário que se encontra, estabelecendo diretrizes por meio de indicadores para o seu desenvolvimento. Os indicadores servem como mediadores que unem valores da sociedade e políticas públicas ajudam a definir ações governamentais. O uso de indicadores que possam avaliar determinadas situações poderia ser de grande valia para o direcionamento dos esforços públicos, e por isso, existem diversos indicadores objetivos que já são utilizados, ou pelo menos, poderiam ser utilizados para este fim. A principal contribuição desta Tese será a construção de um índice de avaliação da governança pública das Fundações de Amparo à Pesquisa no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1166728 - JOSE RICARDO DE SANTANA
Interno - 380.837.950-20 - SUZANA LEITAO RUSSO
Interno - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Externo ao Programa - 1224228 - MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
Externo à Instituição - MARCELO DA COSTA MENDONCA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16104-201f40f5e2