UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍDIA RAMOS DO NASCIMENTO
01/07/2021 14:51


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LÍDIA RAMOS DO NASCIMENTO
DATA: 02/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual de defesas do PROFHISTÓRIA
TÍTULO: PROMOVENDO O INTERESSE PELA APRENDIZAGEM HISTÓRICA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: A HISTÓRIA DO TEATRO SÃO JOÃO DA BAHIA (1812-1923) COMO ELEMENTO MEDIADOR.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História, Interesse, Aprendizagem histórica
PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

Este trabalho pretende discutir a promoção do interesse pela aprendizagem histórica dos alunos do Ensino Médio: A história do teatro São João da Bahia (1812-1923) como elemento mediador, cuja proposta consiste no estudo da história local, tomando como base o patrimônio Cultural de Salvador. Além disso, como objeto de pesquisa, temos o documento monumento, o Teatro São João e sua influência na sociedade durante a época em que existiu, de 1812-1923, em que a metodologia se refere à educação patrimonial. Esse estudo partiu do seguinte problema: Como aumentar o interesse dos alunos pela disciplina História no Ensino Médio? Constatamos que os alunos que demonstravam desinteresse, não viam a utilidade em se estudar a disciplina, não conseguindo fazer uma relação crítica entre o presente e o passado, não se reconhecendo como sujeitos históricos. Tentando solucionar esse problema, esse trabalho tem como objetivo elaborar um instrumento de intervenção, com base no patrimônio arquitetônico local e adequado aos anseios dos alunos, que potencialize o interesse discente pela aprendizagem histórica no Ensino Médio. O instrumento de intervenção será uma Cartilha digital/impressa, composta por sequências didáticas, para professores, sobre os temas da história local, relacionando com a História do teatro São João da Bahia. Utilizaremos como fontes a pesquisa bibliográfica e como suporte teóricos conceitos de interesse, identidade, memória, patrimônio, educação histórica e autores como: Johrn Rusen, Isabel Barca, Jacques Le Goff, Michel Pollack, John Dewey, Edouard Clapárede, Paulo Freire dentre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - ALFREDO EURICO RODRIGUES MATTA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10