Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍDIA RAMOS DO NASCIMENTO
01/07/2021 14:51
Este trabalho pretende discutir a promoção do interesse pela aprendizagem histórica dos alunos do Ensino Médio: A história do teatro São João da Bahia (1812-1923) como elemento mediador, cuja proposta consiste no estudo da história local, tomando como base o patrimônio Cultural de Salvador. Além disso, como objeto de pesquisa, temos o documento monumento, o Teatro São João e sua influência na sociedade durante a época em que existiu, de 1812-1923, em que a metodologia se refere à educação patrimonial. Esse estudo partiu do seguinte problema: Como aumentar o interesse dos alunos pela disciplina História no Ensino Médio? Constatamos que os alunos que demonstravam desinteresse, não viam a utilidade em se estudar a disciplina, não conseguindo fazer uma relação crítica entre o presente e o passado, não se reconhecendo como sujeitos históricos. Tentando solucionar esse problema, esse trabalho tem como objetivo elaborar um instrumento de intervenção, com base no patrimônio arquitetônico local e adequado aos anseios dos alunos, que potencialize o interesse discente pela aprendizagem histórica no Ensino Médio. O instrumento de intervenção será uma Cartilha digital/impressa, composta por sequências didáticas, para professores, sobre os temas da história local, relacionando com a História do teatro São João da Bahia. Utilizaremos como fontes a pesquisa bibliográfica e como suporte teóricos conceitos de interesse, identidade, memória, patrimônio, educação histórica e autores como: Johrn Rusen, Isabel Barca, Jacques Le Goff, Michel Pollack, John Dewey, Edouard Clapárede, Paulo Freire dentre outros.
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