UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA MÉRCIA SOUTO STEFANO MOUFARREG
30/06/2021 14:28

DISCENTE: FABIANA MÉRCIA SOUTO STEFANO MOUFARREG
DATA: 14/07/2021
LOCAL: meet
TÍTULO: A História Local no currículo em escolas públicas municipais de Porto Seguro – BA
PALAVRAS-CHAVES: História Local- História de Porto Seguro – Ensino de História – Currículo - Fontes históricas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

O presente trabalho tem como principal objetivo pesquisar os desdobramentos da implantação da Lei municipal nº 236/96 em Porto Seguro – BA em escolas municipais da região urbana enquadradas na categoria de porte especial e de grande porte. A referida Lei de 10 de dezembro de 1996 cria a disciplina História de Porto Seguro (HPS) e estabelece a obrigatoriedade de seu ensino em todas as escolas públicas da educação básica do município. O objeto da pesquisa é o ensino de História Local, entendida aqui como a História de Porto Seguro, em sua construção enquanto disciplina escolar autônoma, sua implantação, trajetória, usos políticos e apropriações para as práticas docentes. Os procedimentos adotados são pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas. A nossa investigação se apoiará na bibliografia sobre o Ensino de História, sobretudo História Local, nas discussões sobre Identidade e Teoria Curricular, os fundamentos teóricos que articulam os conceitos de saber acadêmico, saber docente e saber escolar bem como os princípios que norteiam o uso de fontes históricas em sala de aula. Como resultado da pesquisa, objetiva-se elaborar um produto didático que auxilie a prática docente no atendimento as demandas da Lei nº 236/96, tendo em vista que durante o percurso da pesquisa temos examinado que o ensino de História Local no município de Porto Seguro ainda carece de uma organização mais efetiva das fontes e suportes disponíveis para o ensino nas escolas públicas do ensino fundamental. Propomos trabalhar a utilização de fontes históricas no ensino da disciplina como uma estratégia para que os professores superem as limitações advindas de uma concepção mais tradicional de ensino. O produto será em formato de mídia virtual - site- que funcione como um banco de fontes para o ensino da disciplina nas escolas que será gerenciado por nós e de forma colaborativa pelos professores e demais pesquisadores interessados na temática local no município. Com a iniciativa, busca-se estimular uma atitude de interação e colaboração entre os professores de HPS, do componente curricular História bem como outros profissionais que se interessem pela temática local a fim de auxiliar a prática da sala de aula.

Presidente - 1204508 - PAULO HEIMAR SOUTO
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10