Banca de DEFESA: ROSANA MARIA SANTOS TORRES MARCONDES
30/06/2021 11:40
Esta dissertação constitui-se na materialização de uma pesquisa que tomou por objeto de estudo o uso da plataforma educacional G Suite for Education e foi guiada pela pergunta: como os professores utilizam a plataforma G Suite for Education em suas práticas docentes no ensino remoto emergencial? Visando a respostas para o questionamento, a investigação foi desenvolvida segundo os pressupostos da pesquisa qualitativa e do estudo descritivo, mediante o objetivo de compreender a utilização da plataforma G Suite for Education no ensino remoto emergencial como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento das práticas docentes no 8º ano do ensino fundamental de uma escola particular de Aracaju, SE. Quanto aos instrumentos para produção dos dados, foram adotados a observação da sala de aula no ambiente virtual e a entrevista on-line semiestruturada, por meio de videoconferência. A análise dos dados coletados foi feita a partir da perspectiva da técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Como resultados, compreendemos que os professores utilizaram a plataforma G Suite for Education para assegurar a continuidade do ano letivo, já que os aplicativos possibilitaram o trabalho docente no ensino remoto emergencial. A pesquisa mostrou também que as dificuldades apresentadas pelos professores foram pontuais e superadas, e, ainda, que o fato de o ensino ser remoto e possibilitar o uso de diferentes recursos tecnológicos não o tornou mais dinâmico que o presencial, logo a eficácia de uma aula presencial ou virtual independe da tecnologia utilizada. Assim, percebemos que os professores, embora eles tenham utilizado amplamente a tecnologia em suas aulas, a partir de suas práticas e segundo as etapas de apropriação, encontram-se em níveis diferentes de apropriação: exposição, adoção, adaptação e apropriação. Também não identificamos ações que direcionassem para a etapa de inovação da prática docente. Constatamos ainda que eles têm encarado esse momento de ensino remoto emergencial com responsabilidade, buscando superar os obstáculos e demostrando predisposição para a formação contínua. Por fim, concluímos esta pesquisa compreendendo que cada professor deu o seu melhor dentro de suas possibilidades, não necessariamente o “ideal”, mas o que foi “possível” realizar em um momento de grandes desafios sociais, educacionais e pessoais.
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