Banca de QUALIFICAÇÃO: ALENE MARA FRANÇA SANCHES SILVA
30/06/2021 09:55
Do ponto de vista epistemológico, este estudo está fundamentado na teoria da Relação com o Saber deBernard Charlot a partir da perspectiva antropológica, na qual a problemática se encontra na entradado sujeito em uma atividade intelectual, ou seja, nas razões pelas quais ele se mobiliza e o que sustentao seu ingresso em uma atividade. Tendo em vista que as estatísticas evidenciam que a maior parte dosestudantes dos anos iniciais do ensino fundamental apresentam resultados insatisfatórios quanto aoprocesso de aquisição da leitura e escrita, esta pesquisa visa compreender como acontece as relaçõescom o saber nos primeiros anos deste âmbito de ensino e entender os sentidos que essa aprendizagemtêm para estes estudantes que compõem uma etapa considerada como impulsionadora de todo oprocesso escolar. A partir desse entendimento, iremos refletir sobre os móbeis, ou seja, as boasrazões que sustentam a aprendizagem das crianças em relação à leitura e escrita. Para tanto,esta investigação se classifica como qualitativa e quanto a fonte de informação será considerada apesquisa de campo, bem como, embasamento bibliográfico e análise documental. Os participantesserão crianças com idades entre 6 e 7 anos, estudantes de uma escola estadual de anos iniciaislocalizada no município de Aracaju/Se. Como instrumentos metodológicos utilizaremos a observaçãoparticipante e uma técnica inspirada no “balanço do saber”. Durante a análise dos dados buscaremosencontrar regularidades que permitam identificar os processos pelos quais os indivíduos colocam omundo em ordem. Os dados encontrados serão apresentados sob uma forma próxima a dos tipos ideaisdescritos na sociologia de Max Weber.
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