Banca de DEFESA: LUCIANA DA MOTA BRITO
17/06/2021 12:40
Essa pesquisa propõe dialogar sobre os usos das capacidades de linguagens mobilizadas pelos aprendizes mediante uma proposta de leitura e análise dos tipos de discursos em crônicas de Carlos Drummond de Andrade. Tomando como base o quadro teórico-metodológico de análise de texto de Bronckart ([1999] 2009), buscou-se compreender como a leitura e a análise dos tipos de discursos presentes nas crônicas corpus podem contribuir para o desenvolvimento das capacidades de linguagem e o agir linguageiro dos aprendizes, posto que, a linguagem é primordial para o desenvolvimento do pensamento consciente e se desenvolve através da apropriação e interiorização das regras de ação e comunicação. Assumimos os parâmetros pautados na teoria do Interacionismo Sociodiscursivo Bronckart (1999, 2003, 2006, 2012), Cristóvão (2001) e Cristóvão e Nascimento (2005), Machado (2005, 2007), e os procedimentos metodológicos da Engenharia Didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Dolz (2016), que propõem uma reflexão sobre o processo de modelização e transposição didática dos gêneros de texto com vistas à elaboração e aplicação de sequência didática. Baseado na abordagem qualitativa-interpretativa Bortoni-Ricardo (2008) e na proposta de leitura interativa de Leurquin (2014), desenvolvemos atividades que desafiam o leitor a refletir sobre a construção dos mundos discursivos e a configuração linguístico-discursiva, os tipos de discursos. Tais estudos se reconfiguram na organização de um caderno pedagógico com atividades de leitura e análise de textos do gênero crônica, com intuito de contribuir com professores e estudantes no desenvolvimento da compreensão leitora e o das capacidades de linguagem.
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