UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANE CLEIDE DOS SANTOS SILVA
15/06/2021 17:43

DISCENTE: JANE CLEIDE DOS SANTOS SILVA
DATA: 15/07/2021
LOCAL: Universidade Federal de Sergipe
TÍTULO: SENHORAS DE ENGENHO EM SERGIPE NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX
PALAVRAS-CHAVES: Engenhos e Fazendas; Família Patriarcal; Mulheres; Sergipe Del Rey; Patrimônio
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil Império

Ao longo das últimas décadas, o crescente e relevante aumento de produções acadêmicas com pesquisas de qualidade sobre o tema da mulher formam um amplo campo temático e diversificado de trabalhos sobre a vida e condição feminina. Com propósito de contribuir para esse campo, voltamos nosso olhar para atuação de mulheres na condução de propriedades açucareiras em Sergipe Del Rey na primeira metade do século XIX, com o intuito de redescobrir a posição e atuação de mulheres que viveram no mundo dos engenhos, de famílias aristocráticas e prestígio social, herdeiras e proprietárias de unidades açucareiras tão importantes para a economia local. Para tanto, usamos fontes como inventários post-mortem, processos cíveis de tutela e curadoria, registros de engenhos, relatórios de presidentes de província e outros. Nossos resultados apontam que a família era elemento central na gestão dos bens e dos negócios no século XIX. A mulher era um personagem importante para as uniões econômicas e políticas entre as famílias sergipanas. A despeito de seu lugar subalterno, mulheres proprietárias de engenhos e fazendas de cana de açúcar em Sergipe atuaram diretamente na administração de seus negócios, propriedades e família, em sua maior parte como viúvas.

Interno - 1115599 - CARLOS DE OLIVEIRA MALAQUIAS
Interno - 1712579 - AUGUSTO DA SILVA
Interno - 426650 - ANTONIO LINDVALDO SOUSA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10