UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Setembro de 2021


Notícias

Banca de DEFESA: ROSA LEILA LIMA DO NASCIMENTO
08/06/2021 10:37


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSA LEILA LIMA DO NASCIMENTO
DATA: 12/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto – Google Meets
TÍTULO: MODELO CONCEITUAL DE VALOR DE MARCA INTERNACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Internacionalização; Franquia; Modelo Conceitual; Marcas; Mercado
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A internacionalização da marca possibilita às empresas prospectar novos mercados seja nacional ou internacional. Com o desenvolvimento de novos conceitos de inovação e de comércio exterior, faz-se necessário desenvolver um processo de análise desses conceitos para verificar seu potencial com a finalidade de imersão empresarial no mercado externo. Esta pesquisa teve como objetivo propor um modelo conceitual de valor da marca internacional, visando a análise das formas de internacionalização desenvolvidas pelo cenário empresarial no momento atual. Para tanto, foi realizado um levantamento de dados com empresas atuantes no mercado externo de doze segmentos nas cinco regiões do país, bem como um levantamento das empresas que adotam a gestão de marcas. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário com as empresas, alcançando o quantitativo de 253 questionários respondidos. A partir dos dados obtidos, verificou-se que a região sudeste concentra maior grau de internacionalização do país com 45,85% em relação às demais regiões, tendo destaque para o Estado de São Paulo, representando 75%, onde concentrou-se a maior quantidade de respondentes. Os resultados indicam que uma das principais características no processo de internacionalização é a escolha pelo modelo de franquia onde o nome da marca já consolidada no mercado interno está relacionado ao sucesso no mercado externo, além das ações desenvolvidas pelo franqueador com seus franqueados. Além disso, o processo de internacionalização de uma empresa começa a partir do momento que a mesma inicia suas atividades em outro país. No entanto, o lançamento de uma marca no mercado internacional, para se obter sucesso, é necessário que as empresas avaliem sua capacidade exportadora e verifiquem se estão aptas a atender as exigências e necessidades dos clientes internacionais. Também foi possível verificar o apoio à internacionalização no Brasil com foco no BNDES através de mecanismos de incentivo para expansão dos negócios, aumentando a competitividade e tornando possível o acesso a novas tecnologias e técnicas de gerenciamento da produção de forma a consolidar sua presença no mercado mundial. Notou-se que a internacionalização acontece de forma gradual e constante envolvendo negociações das empresas com países fora das fronteiras de sua origem, portanto para que o processo de internacionalização da marca seja bem-sucedido, deve-se adotar uma correta estratégia de entrada no mercado internacional, considerando este, um passo importante para alavancar a empresa futuramente. Nesta pesquisa, ainda foi possível efetuar a modelagem utilizando equações estruturais, comprovando que os construtos têm relação direta e positiva com as variáveis observadas. Como resultado, a pesquisa oferece um modelo que pode servir de base para uma nova perspectiva de gestão sobre o valor de marca internacional.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1683778 - ELMA REGINA SILVA DE ANDRADE WARTHA
Interno - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS
Externo à Instituição - JOSE AUGUSTO ANDRADE FILHO
Externo à Instituição - LUIS FELIPE DIAS LOPES
Interno - 285.033.170-87 - MARIA EMILIA CAMARGO
Presidente - 380.837.950-20 - SUZANA LEITAO RUSSO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16088-62c448d53e