UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MARIA JOSE BARRETO DE SANTANA
27/05/2021 17:12

DISCENTE: MARIA JOSE BARRETO DE SANTANA
DATA: 01/06/2021
LOCAL: via Google meet
TÍTULO: LEITURA DIGITAL: TRABALHANDO A COMPREENSÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO NOTÍCIA NO CIBERESPAÇO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Leitura on-line. Letramentos digitais.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

As múltiplas possibilidades de leitura e de escrita provenientes do avanço das tecnologias demandam do leitor novas habilidades e competências para ler e compreender hipertextos. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é desenvolver uma proposta pedagógica para trabalhar com leitura de textos do gênero notícia em ambientes cibernéticos, por meio da criação de um site denominado leitura em ação, visando a formação dos alunos do 6º ano de um Colégio da rede Estadual de ensino em leitores de textos on-line. Para tanto, buscou-se compreender como ocorre o processamento da informação como também verificar as estratégias de leitura adotadas pelos leitores dos textos digitais para chegar à compreensão. Isso se justifica pela necessidade de ensinar os alunos a ler textos na tela, uma vez que esse processo não ocorre de forma natural bem como pela relevância da criação de ambientes de aprendizagem digitais para trabalhar com práticas de leitura já que o momento implica a coexistência da cultura tipográfica e da cultura digital. A metodologia adotada se caracteriza como pesquisa-ação, pois a partir da identificação de um problema existente na unidade de ensino, buscou-se solucioná-lo através da elaboração de uma proposta de intervenção. À luz dos estudos de autores como como Xavier (2013), Araújo (2010), Santaella (2004), Solé (1998), Moreira (2019), Marcuscchi (2010) Smith (1989) e outros. A fim de atender os objetivos elencados, será desenvolvida uma proposta de intervenção para trabalhar com atividades de leitura de notícias em um site. Essas atividades serão aplicadas em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede Estadual de Ensino do município de Ribeirópolis-SE. Com isso, esperamos contribuir com a formação leitora dos alunos de forma que desenvolvam habilidades e competências para ler e compreender hipertextos, por conseguinte tornem-se letrados digitais.

Presidente - 2883246 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA
Interno - 2766893 - MARILEIA SILVA DOS REIS
Externo ao Programa - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf