UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Setembro de 2021

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTINA DE ASSIS CARVALHO
26/05/2021 16:08

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTINA DE ASSIS CARVALHO
DATA: 28/05/2021
LOCAL: https://meet.google.com/rdw-kuim-mfp?authuser=0,
TÍTULO: Perfil de patentes das Universidades Federais do Nordeste na base de dados do INPI
PALAVRAS-CHAVES: Patentes universitárias, PDI, Propriedade intelectual
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As patentes representam um importante indicador do desenvolvimento científico e tecnológico do país. As universidades brasileiras são grandes detentoras de registro de pedidos e de concessões de patentes. Desta maneira, este estudo propõe delinear o perfil de patentes concedidas às instituições de ensino superior do Nordeste do Brasil, evidenciando as áreas tecnológicas de maior ocorrência. Para o tratamento dos dados levantados através da base de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, Utilizou-se uma abordagem patentométrica direta. Esta base de dados foi escolhida como fonte principal de informação por ser uma base específica e de abrangência nacional. Utilizou-se a busca avançada na base de patentes, preenchendo o campo Depositantes com o CNPJ para evitar ambiguidade. O campo Data não foi delimitado com a finalidade de se obter um retrato mais completo do perfil tecnológico. O resultado evidenciou 2.174 registros de pedidos de patentes e 49 patentes concedidas. Os dados demonstram grande disparidade entre os registros de pedidos de patentes e suas respectivas concessões, evidenciando Necessidades Humanas como a área tecnológica de destaque. As universidades da região Nordeste apresentam um grau de amadurecimento crescente em relação a propriedade intelectual, conforme observado em seus respectivos PDIs.

Presidente - 1201910 - FRANCISCO SANDRO RODRIGUES HOLANDA
Interno - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO
Externo ao Programa - 2139109 - MARCO ANTONIO PEREIRA QUEROL

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16104-201f40f5e2