Banca de DEFESA: FERNANDO DE SOUZA CRUZ
13/05/2021 10:03
A presente dissertação apresenta a pesquisa e a construção de um jogo de tabuleiro, voltado para a terceira série do Ensino Médio, que aborda a relação entre Memória e Ensino de História, abarcando o Golpe Civil-Militar e Ditadura Militar (1964 a 1985). O estudo foi motivado por recordações pregressas – individuais ou coletivas – derivadas de consciências históricas primitivas e exemplares mobilizadas por discentes para confrontar a validade da produção historiográfica e do Ensino de História. Tais manifestações aviltaram o estudo desse período adotando como método a empatia histórica. Através da interlocução no jogo de tabuleiro entre memórias coletadas pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), fotografias jornalísticas de protestos recentes contrários e favoráveis à Ditadura Militar, evidências escritas produzidas entre 1964 e 1985, recomendações presentes no relatório final da CNV e a Declaração Universal dos Direitos Humanos serão criadas hipóteses históricas sobre as crenças, razões e valores no passado das testemunhas da CNV, as quais permitirão a docentes uma abordagem do período evidenciadora da diversidade, humanizadora da história e defensora dos direitos humanos.
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