Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE VIRGINIE SANTOS GUIMARAES MARINHO
12/05/2021 09:30
Em junho de 1980 o pintor Jenner Augusto e o Reitor José Aloísio de Camposinauguraram Instrução, Cultura, Ciência e Arte, painel afixado no hall da reitoria daUniversidade Federal de Sergipe. Ao considerar a potência histórica que impregna anarrativa ilustrada no painel, esta tese dedica-se à decodificação de um dos temassuscitados a partir da análise semiótica da fonte em questão: o acesso à UFS por meiodo vestibular, entre os anos de 1968 e 1980. Esta delimitação temporal corresponde àcriação da UFS e à Reforma do Ensino Superior (1968), e à inauguração da CidadeUniversitária ou Campus de São Cristóvão (1980), também ano de concepção do painel.Esta é uma pesquisa em História da Educação, e como tal, valeu-se de procedimentosmetodológicos marcadamente relacionados ao campo. Destarte, apresenta-se como oresultado de uma investigação qualitativa, histórica, derivada de análise documental ecrítica de fontes, bem como de levantamentos bibliográficos e biográficos, além deentrevistas e estudos iconográficos. Para atingir o objetivo central, que é o de analisarhistórias do acesso à UFS (1968-1980) a partir das questões suscitadas pela narrativavisual de A estudante, por meio da apreciação de publicações sobre os vestibulares daUFS na mídia impressa, das memórias dos personagens envolvidos nas distintas fasesdo processo e da documentação administrativa da comissão organizadora do concursovestibular da UFS, foram traçados os seguintes objetivos específicos: conhecer ashistórias que emergem da análise semiótica da cena denominada A estudante, quecompõe o painel Instrução, Cultura, Ciência e Arte; identificar as mudanças ocorridasno vestibular da UFS das faculdades isoladas e escolas superiores, até o estabelecimentono campus de São Cristóvão em 1980, com base no entendimento da legislaçãoreferente ao acesso ao ensino superior no Brasil e em Sergipe; compreender como aconfiguração da UFS interferiu na realização dos vestibulares; interpretar asrepresentações sociais sobre o vestibular da UFS a partir dos discursos veiculados emjornais sergipanos. Outrossim, parte-se do entendimento de que A estudante é a
representação pictórica do vestibulando – personagem central da questão do acesso aoensino superior – e sua presença na narrativa visual de Jenner Augusto significa que opainel concebe a UFS em seu sentido universal (ensino, pesquisa e extensão) aoconsiderar o vestibular como parte original do ciclo acadêmico. Investiga-se, portanto, ahipótese de que na década de 1970, a mobilização em torno dos vestibulares da UFSmarcou a representação da sociedade sergipana sobre o acesso ensino superior. Por fim,esta tese é construída a partir da elaboração do significado da cena analisada por meioda semiótica, Peirce (2015), cujos princípios metodológicos adotam o confronto daspercepções iniciais com os significados atribuídos a partir dos repertórios individuaisdos analistas; do diálogo com o conceito de Representação, Chartier (1991);vestibulares e ensino superior, Franco (1985), Bretas (2015) e Souza (2015).
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