UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ALEF MENEZES DOS SANTOS
10/05/2021 15:32

DISCENTE: ALEF MENEZES DOS SANTOS
DATA: 28/05/2021
LOCAL: https://meet.google.com/jjp-zzms-hqx
TÍTULO: SMALL: Soluções Computacionais em Mobilidade Urbana para Auxiliar na Consolidação de Cidades Inteligentes
PALAVRAS-CHAVES: Sistemas de Transporte Inteligente, Cidades Inteligentes, Mobilidade Urbana, Plano de Mobilidade Urbana.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que haverá um aumento na população mundial e por consequência o crescimento da população que vive em áreas urbanas até 2050, podendo alcançar cerca de 70% da população mundial. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou o crescimento populacional e o aumento da taxa de urbanização, passando de 26,4%, entre 1940 e 1950, para 84,2%, entre 2010 e 2020. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) afirma que aproximadamente 85% da população brasileira, em 2016, concentra-se em centros urbanos. O crescimento da população e das atividades urbanas, proporcionou o surgimento de problemas nos sistemas urbanos, como congestionamentos, aumento do tráfego, redução do bem-estar, superlotação, dificuldade no planejamento de rotas, segurança, entre outros, afetando assim a Mobilidade Urbana (MU). Com base no cenário apresentado, o governo brasileiro desenvolveu a Lei nº 14.000/2020. Ela define as diretrizes da política nacional de MU sobre a elaboração e aprovação do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) pelos municípios. Entretanto, os problemas de MU já não podem ser solucionados de forma eficaz utilizando somente as soluções tradicionais, dando início a criação de novas abordagens, como os Sistemas de Transporte Inteligente (ITS). Os ITS são aplicações avançadas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), utilizadas no campo de transporte rodoviário, incluindo infraestrutura, veículos e usuários, gerenciamento de tráfego e da mobilidade, bem como para as interfaces com outros modos de transporte. Logo, com o objetivo de auxiliar os gestores na identificação das soluções computacionais de ITS, este trabalho apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) com 225 artigos com algum tipo de ITS. No MSL são criadas as 11 classificações de subeixos de MU, sendo elas: Acessibilidade, Condições Viárias, Desastres Ambientais, Estacionamento, Multimodal, Orientação/Recomendação, Segurança, Serviços Essenciais, Soluções Inovadoras, Sustentabilidade, e Tráfego e Congestionamento. Também nesse trabalho é apresentada a proposta do Guia Smart Mobility for ALL (SMALL), baseado no MSL. Ele apresenta 30 diferentes problemáticas abordadas em 46 artigos científico do tipo “Aplicação”, que estão divididos nos 11 subeixos. O guia SMALL indica as implicações negativas que cada uma das 30 problemáticas podem causar e fornece breves descrições do que cada solução oferta como meio de mitigá-las ou solucioná-las. E por fim, é apresentada uma entrevista com o gestor de MU de uma das capitais dos estados brasileiros. Esta entrevista objetivou identificar a situação tecnológica atual dessa capital e avaliou o guia SMALL.

Presidente - 2217866 - ROGERIO PATRICIO CHAGAS DO NASCIMENTO
Interno - 1780222 - MICHEL DOS SANTOS SOARES