Banca de DEFESA: KENIA KODEL COX
05/05/2021 07:55
Para evitar um descompasso entre as competências requisitadas pelo competitivo mercado de trabalho e as habilidades desenvolvidas no Ensino Superior, a gestão das IES deve coadunar investimentos tanto em bens materiais, quanto nos de natureza intangível, a exemplo de pesquisa, know-how organizacional e capital reputacional. Assim, o objetivo dessa tese é propor e validar um modelo de processo de gerenciamento dos intangíveis da formação acadêmica. Para tanto foram identificadas as necessidades de contemplar a aprendizagem discente como variável dependente, estender aos documentos, as origens dos dados de investigações dessa natureza e aprofundar a ‘preparação para o trabalho’ e a ‘participação na sociedade’ na formação dos alunos de Ensino Médio – ingressos nas IES. Posteriormente foi modelado um processo de negócio acadêmico, com vistas a ampliar a eficácia de formação de ensino superior, orientando-o ao capital reputacional das marcas das universidades brasileiras e em seguida as certificações foram incorporadas ao processo proposto, considerando que autenticam a qualidade de produtos e serviços e atestam inovações tecnológicas, com impacto na reputação organizacional. A validação foi efetuada por meio de aplicação de questionário estruturado por informações, questões com escala de intensidade de relevância, para análise quantitativa e questões abertas para coleta de razões a serem analisadas em avaliação qualitativa, contando com a participação de 25 especialistas. Revisão sistemática e bibliográfica, análise de conteúdo, delineamento de processo de negócio e método Delphi foram as metodologias aplicadas. O processo foi delineado com 5 atividades: o ‘aconselhamento de ensino individual’, materializado por meio da ‘elaboração e avaliação periódica de plano de trabalho discente’, o ‘estímulo à autoeficácia dos alunos’, a ‘cultura universitária positiva’, a ‘interação com a sociedade’ e a ‘incorporação de certificações às ações universitárias’, almejando o alcance de dois objetivos: promover a eficácia de formação discente e a reputação das instituições de Ensino Superior do Brasil. A validação quantitativa foi obtida pelas evidências de grupo confiável de especialistas, dos quais pelo menos 66,67% julgou os itens relevantes; os dados qualitativos associados à relevância corroboraram com as evidências de validação, e os que se aproximaram da irrelevância, após catalogados e agrupados, apontaram obstáculos a serem superados na aplicação do processo, e não prejuízos ou pontos impeditivos para implantação da gestão de ativos intangíveis no proposto processo de formação acadêmica.
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