Banca de DEFESA: MARCOS ANDRADE ROCHA
29/04/2021 11:08
A presente pesquisa investiga a ritualização da luta pela moradia, realizada pelos dois movimentos de ocupação urbana com maior número de ocupações e ocupantes atualmente presentes na Região Metropolitana de Aracaju (que engloba, além da Capital sergipana, os municípios de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, e Barra dos Coqueiros) – o Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (MOTU) e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). Através do emprego de recursos rituais (como cânticos e palavras de ordem), e de recursos simbólicos (como bandeiras, camisas, ferramentas e alimentos), os movimentos Sem-Teto aqui investigados dramatizam os conflitos decorrentes das ações de ocupar, residir, produzir e resistir, em rituais realizados nas ocupações, por eles chamados de místicas. Essa ritualização por meio das místicas, também é realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), movimento rural que deu origem aos urbanos MTST e ao MOTU. Entretanto, a “urbanização” dos ritos e símbolos do movimento rural se deu em meio a uma (res)significação das místicas: ondem preponderavam as referências à “terra”, à sobrevivência do homem do campo, passou a ser enfatizado o “teto”, a habitação necessária ao trabalhador urbano. A hipótese adotada neste pesquisa é um insight de que existe uma relação entre os ritos e símbolos (por um lado) e as estratégias de luta (por outro lado) dos movimentos Sem-Teto, sendo que a ritualização da luta por moradia contribuiria para o fortalecimento do vínculo social entre os Sem-Teto, gerando coesão ao grupo. Para investigar a veracidade dessa assertiva – e melhor compreender o fenômeno da ritualização nos movimentos Sem-Teto da Grande Aracaju – está sendo realizada pesquisa qualitativa, mesclando a observação-participante nas ocupações com entrevistas semiestruturadas com os integrantes dos movimentos sociais.
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