Banca de DEFESA: ANA LAURA FARIAS GONCALVES
27/04/2021 13:07
A dissertação aborda as estratégias adotadas pelas agências de fact-checking Lupa (Brasil) e Chequeado (Argentina) durante a pandemia de Covid-19 em 2020. As estratégias envolvem o desenvolvimento de novos produtos, a readequação de ferramentas já utilizadas e mudanças nos critérios de seleção. A investigação explorou o seguinte problema de pesquisa: “o enfrentamento à desinformação na pandemia levou ao desenvolvimento de estratégias específicas de fact-checking pelas agências Lupa (Brasil) e Chequeado (Argentina)?” Entre as hipóteses exploradas está a constatação de que as agências de fato fizeram readequações em seus procedimentos e tiveram suas rotinas modificadas na pandemia, adotando para isso estratégias diversas conforme as realidades locais em seus países. O percurso metodológico baseou-se em estudos de casos múltiplos, seguindo o protocolo de Yin. Foram aplicadas as seguintes técnicas de pesquisa: análise de conteúdo e entrevistas com integrantes das duas agências. O trabalho foi conduzido em três momentos: o primeiro capítulo focado em fundamentos normativos do jornalismo necessários à compreensão do surgimento e atuação das agências de fact-checking; o segundo direcionado ao entendimento da desinformação como fenômeno social; e o terceiro analisando a atuação das duas agências durante a pandemia de Covid-19.
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