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Banca de DEFESA: SANDRA VIRGINIA CORREIA DE ANDRADE SANTOS
27/04/2021 08:39


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRA VIRGINIA CORREIA DE ANDRADE SANTOS
DATA: 25/05/2021
HORA: 15:00
LOCAL: On-line
TÍTULO: COL@B FORMACIONAL COM AS CULTURAS DIGITAIS: tecendo redes docentes interativas e colaborativas
PALAVRAS-CHAVES: Atos de currículo. Cotidiano Escolar. Culturas digitais. Formação de professores
PÁGINAS: 250
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

Apesar de vivermos atualmente no século XXI, em uma sociedade permeada por diversas tecnologias digitais em rede, as práticas mediadas por essas tecnologias na educação básica ainda persistem em uma perspectiva transmissiva e instrumental. Diante desta realidade, esta tese parte do pressuposto de que é preciso criar, na escola, espaçostempos formacionais, em que professores se encontrem implicados com seus contextos e em um processo de diálogo e reflexão com as tecnologias enquanto artefatos culturais para que sejam tecidos novos saberesfazeres. Esse entendimento conduziu-me às seguintes questões da/na pesquisa: Como os professores experienciam as culturas digitais em espaçostempos formacionais que se abrem às emergências do seu cotidiano? Como e quais saberesfazeres são mobilizados e/ou (re)criados? Quais potencialidades emergem nesses espaçostempos para a atuação docente? Diante dessas provocações, este estudo objetivou compreender os espaçostempos formacionais com as culturas digitais abertos ao acontecimento, procurando entender como a formação é tecida quando se abre às emergências do seu cotidiano e, portanto, aos seus problemas, a suas ideias, às necessidades, dilemas e possibilidades. Para a tessitura deste estudo, tomei como base referenciais teóricos que contribuíssem para a discussão de uma formação aberta ao cotidiano docente, buscando, inclusive, romper com a visão clássica de ciência, diante da pluralidade do fenômeno estudado. Assim, a abordagem teórico-metodológica escolhida foi a pesquisa-formação, uma perspectiva pautada na imersão e reflexão tanto do sujeito quanto do próprio pesquisador, cujo olhar se dá em dupla direção. Em sintonia, mergulhei nos pressupostos epistemológicos da complexidade, da multirreferencialidade e dos cotidianos, em diálogo com as culturas digitais e com a formação de professores em atuação. Este estudo foi realizado em uma escola pública municipal na cidade de Tobias Barreto/SE e contou com a coautoria de 16 professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental. Em sua tessitura, criamos o Col@b Formacional, dispositivo formativo instituído junto aos diários de itinerância e à com-versação mediada. Após toda essa imersão e as experiências vividas conjuntamente com os professores, emergiram três noções subsunçoras, que considero os achados e sentidos da pesquisa: Espaçostempos de com-versações multirreferenciais; Redes docentes de colaboração e de cocriação e A tessitura formativa dos atos de currículo, sendo esta última desdobrada em Narrativas experienciais e processos criativos; e Autorias plurais e formação cidadã. Nesse sentido, depreendo que a formação de professores em atuação e situada no contexto das culturas digitais quando aberta às emergências do cotidiano docente potencializa a interatividade e a colaboração, possibilitando a cocriação de atos de currículo carregados de múltiplas possibilidades para aprenderensinar. Esse movimento vivenciado e experienciado na pesquisa aponta para uma perspectiva de formação que pode ressignificar as práticas docentes com as tecnologias digitais, referenciada em um exercício implicado com seus próprios contextos, em uma perspectiva mais flexível, aberta e inventiva


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Externo à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA
Externo à Instituição - EDMÉA OLIVEIRA DOS SANTOS

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