UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS VINICIUS DOS SANTOS SOUZA
23/04/2021 11:03

DISCENTE: MARCOS VINICIUS DOS SANTOS SOUZA
DATA: 29/04/2021
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: PERCEBENDO O AMBIENTE: O LARGO DA GENTE SERGIPANA ARQUITETADO SOBRE AS ÁGUAS DO RIO SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Ambiente; Cultura; Lugar; Percepção Ambiental; Representações.
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

As interações entre seres humanos e os ambientes, são moldadas por uma linha tênue entre o material e imaterial, perpassando pelo campo da percepção. O ato de perceber, não está ligado apenas à visão, mas sim a todos os sentidos do corpo humano, que podem ser despertados a partir de elementos que possibilitam esse despertar. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar as representações culturais na paisagem do Largo da Gente Sergipana arquitetado sobre as águas do Rio Sergipe em Aracaju a partir da percepção dos estudantes de 2º ano do Ensino médio do Colégio Estadual Tobias Barreto. Para subsidiar o processo de desenvolvimento filosófico da pesquisa, numa proximidade maior com os sujeitos envolvidos, foi escolhida a Fenomenologia da Percepção, em que possibilita desenvolver a compreensão das singularidades que permeiam o estudo. No que concerne ao tipo de pesquisa, este estudo tem como âncora a pesquisa qualitativa, que corrobora com uma abordagem holística das informações coletadas e possibilita uma interpretação das informações de forma mais abrangente. Quanto aos procedimentos técnicos, será priorizada a pesquisa-ação que subsidiará as atividades a serem desenvolvidas com o grupo de estudantes. Para alcançar os objetivos delineados serão realizados os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico e documental; apresentação do projeto na escola (diretores e estudantes); diálogos com estudantes participantes; entrevistas semiestruturadas com estudantes; oficinas pedagógicas para a construção do conhecimento sobre a temática da pesquisa com os discentes envolvidos; visita virtual ao Largo da Gente Sergipana e Rio Sergipe; produção de mapas mentais; construção do Ebook e documentário; socialização do produto; e avaliação do projeto A interpretação e análises das informações desta pesquisa, terão como base a Análise de Conteúdo, que coaduna com a abordagem metodológica supracitada, a fim de realizar análises e interpretações condizentes com a realidade pesquisada e resultados obtidos. Contudo, a produção técnica educacional constitui-se na produção de um e-book e um documentário, capazes de contribuir como materiais paradidáticos a serem usados tanto na esfera educacional (formal e não formal), de modo a valorizar o contexto cultural e ambiental sergipano.

Presidente - 982973 - GENESIO JOSE DOS SANTOS
Interno - 1362555 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1557619 - DANIELLA PEREIRA DE SOUZA SILVA
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO DE CARLI LAUTERT