UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MARIA MILENA FERREIRA LIMA
15/04/2021 12:02

DISCENTE: MARIA MILENA FERREIRA LIMA
DATA: 29/04/2021
LOCAL: online
TÍTULO: TESSITURAS DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Contextualizada; Interdisciplinaridade; Sequência Didática; Metodologia Ativa.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A educação contextualizada, com a sequência didática, na educação no/do campo é uma ferramenta de fundamental importância para a conservação da biodiversidade. Conciliar a conservação dos diversos biomas brasileiros e os recursos naturais com o desenvolvimento social e econômico tem sido um dos maiores desafios da contemporaneidade, o que coloca em evidência a educação contextualizada no/do campo. As escolas do campo surgem como um espaço potencial de transformação da realidade, em que o espaço de educação básica, pode dialogar com a realidade dos educandos, contribuindo para o enraizamento do pertencimento ao território como também fortalecer a retomada das práticas agroecológicas. Nessa dimensão, esta pesquisa objetiva é analisar a educação contextualizada, com sequência didática no bioma caatinga, para as escolas do/no campo sergipano, contribuindo com a discussão da relação sociedade-natureza em escolas camponesas, a fim de fomentar o sentimento de pertencimento ao território pelo vivido e concebido no bioma Caatinga. Como produto dessa dissertação escolhemos por produzir projetos de sequência didática com o uso da metodologia ativa(PBL) para construir um caderno pedagógico, enquanto ferramenta pedagógica na educação contextualizada do/no campo. No tocante aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se de natureza básica e/ou bibliográfica, analítico-descritivo com abordagem qualitativa e insere-se a descrição da saúde/ambiente na correlação Educação Contextualizada e Ensino das ciências ambientais. Esta pesquisa básica é teórica tem o objetivo de ampliar a compreensão das possibilidades de produção de projetos educacionais com o método ativo, na especificidade, da aprendizagem baseada em projetos para o ensino das ciências ambientais, a qual se propõe analisar as contribuições da interdisciplinaridade, frente à educação contextualizada para a convivência com o bioma Caatinga. Destarte, esperamos que essa dissertação sirva de inspiração, para despertar o olhar dos docentes e toda comunidade escolar, a ter um olhar perspicaz para a individualidade de cada aluno, sem perder a percepção que este é um ser coletivo, que carrega em si, as vivências de seus familiares, comunidade e território, que se somam as suas próprias vivências, traduzidas em conhecimento, o qual cabe à escola apenas aperfeiçoar e acrescentar.

Presidente - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Interno - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA