Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA SILVA RAMOS
15/04/2021 12:01
Os manguezais são essenciais para existência de vida e constituem ambientes que apresentam diversos Serviços Ecossistêmicos (SEs). A escola, por sua vez, atua como um espaço potencial para a construção de conhecimentos socioambientais e formação de sujeitos ecológicos capazes de defender a existência do ecossistema e dos povos que dependem dos manguezais. Para tanto, é basilar pensar em processos de ensino e aprendizagem ativos. O problema central desta pesquisa gira em torno dos impactos socioambientais sobre os SEs ofertados pelos manguezais em Porto do Mato, Estância, e a inexistência de um trabalho de Educação Ambiental crítica da escola com a comunidade, em favor da conservação dos SEs dos manguezais. O objetivo desta pesquisa consiste em analisar o desenvolvimento da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para conservação dos SEs dos manguezais, junto à Escola Maria Izabel Carvalho Nabuco D’ávila situada no Porto do Mato, em Estância. O método de abordagem da pesquisa definido corresponde ao hipotético-dedutivo. Os procedimentos da pesquisa serão desenvolvidos a partir das etapas: reconhecimento da área de pesquisa; apresentação da proposta de projeto à equipe de gestores e professores da escola; apresentação, discussão e execução das etapas da metodologia ativa de ABP, junto aos estudantes; e construção do Ebook sobre uso da ABP nas Ciências Ambientais. As técnicas de coleta de dados utilizadas serão a observação sistemática e entrevista não estruturada com referências indicadas pela comunidade local. Os dados também serão coletados através das atividades teórico-práticas executadas em cada etapa da ABP. Os dados serão organizados, sistematizados e categorizados com base na análise de conteúdo de Bardin. Com a execução das etapas da Aprendizagem Baseada em Projetos, junto aos estudantes, espera-se: identificar os Serviços Ecossistêmicos ofertados pelos manguezais do litoral sul de Sergipe, bem como os principais impactos socioambientais que afetam os manguezais da localidade. Almeja-se estimular o protagonismo dos sujeitos ecológicos para conservação dos SEs dos manguezais na busca pela transformação de sua realidade, com produção de artefatos e de produto técnico, que serão apresentados para a escola e comunidade. Por fim, pretende-se distribuir este produto técnico para as secretarias estadual e municipal de educação para que outras escolas tenham acesso à produção e possam refletir sobre a Educação Ambiental crítica com uso das metodologias ativas.
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