UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEMIMA SILVA INOCÊNCIO
12/04/2021 09:11

DISCENTE: JEMIMA SILVA INOCÊNCIO
DATA: 23/04/2021
LOCAL: https://meet.google.com/nws-ekoe-pbh
TÍTULO: APLICATIVO COMO ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO E HUMANIZAÇÃO PARA A SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: Saúde ocupacional. Profissionais de Saúde. Saúde mental. Transtornos mentais. Aplicativos móveis
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Este trabalho teve como proposta revisar sobre a saúde ocupacional dos profissionais de saúde do Hospital Universitário de Sergipe, localizado em Aracaju, e desenvolver um aplicativo móvel direcionado para a saúde mental e qualidade de vida destes profissionais. Objetivos: Elaborar uma ferramenta, o BYS, aplicativo para dispositivos móveis (Android e IOS) capaz de auxiliar profissionais de saúde que requerem de assistência quanto a transtornos mentais e comportamentais, bem como os transtornos osteomusculares e do tecido conjuntivo advindos das suas atividades ocupacionais. Além disso busca-se beneficiar a gestão de ensino e pesquisa do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), proporcionando o acréscimo da transferência tecnológica das pesquisas na área de conhecimento em saúde a um mercado com necessidades específicas de desenvolvimento de novas tecnologias. Métodos: Trata-se de uma construção literária com recorte de um estudo qualitativo descritivo produzido no HU-UFS com profissionais da saúde visando a produção tecnológica de um aplicativo afim de assessorar a qualidade mental e comportamental. Resultados: O perfil do trabalhador da saúde do HU-UFS absenteísta foi do cargo técnico de enfermagem, tendo o sexo feminino predominante. É válido dar atenção especial aos trabalhadores da saúde, haja vista que atuam em ambiente estressor, com carga de trabalho cansativo e que promove quadros depressivos. Conclusões: O estudo proporcionou associar conhecimentos de extrema relevância acerca do tema de forma a contribuir com a saúde mental e ocupacional, embasando a criação da ferramenta, pois este suporte não é subsidiado aos funcionários da saúde, além disso há o potencial de escalar o uso do aplicativo para todos os profissionais do HU-UFS e rede EBSERH.

Interno - 426722 - ANGELA MARIA DA SILVA
Externo ao Programa - 1692341 - EDWARD DAVID MORENO ORDONEZ
Interno - 1496951 - SILVIA DE MAGALHAES SIMOES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf