UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: HUMBERTO FERREIRA DA SILVA
08/04/2021 15:36

DISCENTE: HUMBERTO FERREIRA DA SILVA
DATA: 04/05/2021
LOCAL: Vídeo-conferência
TÍTULO: “IMITATIO” NO ENSINO DE HISTÓRIA: ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE NARRATIVAS ILUSTRADAS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Livro didático. Narrativas ilustradas. Alfabetização visual. Cartilha.
ÁREA: História

O presente estudo tem como objetivo instrumentalizar professores de histórias e outras áreas a trabalha em sala com alfabetismo visual. Apresentando uma possibilidade de compreender as narrativas implícitas e explicitas nas pinturas históricas e em todas formas de expressões visuais. Partindo Teoria da visibilidade e da análise da forma das imagens de WOLFFLIN(1996) e s busquei construir uma cartilha que pudesse auxiliar atividade em sala de educadores e principalmente pudesse fomentar questionamentos dos estudantes. A cartilha surge da necessidade de apresentar um produto no mestrado profissional e da impossibilidade de realizar oficinas de com usos de imagens com os estudantes devido a suspensão das aulas presenciais causada pela pandemia de covid-19. Assim mantive a essência da experiência da ideia inicial que é de contribuir para o fortalecimento do ensino-aprendizagem dos conhecimentos históricos dos estudantes através da leitura de narrativas existentes nas pinturas históricas. Para discussões teóricas que fundamentam o uso de imagens em utilizei Lucia Santaella(2012) e seu conceito para imagens simbólicas, de DONDIS (2015) a compreensão de Alfabetização visual somando ao conceitos de FREITAS(2014) e RÜSEN(2021). Esses conceitos contribuíram para arquitetar uma proposta que possar ampliar os olhares sobre as ilustrações (obras de artes, charges, fotografia, reproduções de monumentos etc.). Até o momento, podemos indicar que as imagens são partes indissociáveis de qualquer livro didático, descobre livro didático de história da atualidade do ensino fundamental e médio que não utilize imagens. As imagens não apenas ilustram as paginas dos livros mais também compõem parte importante do processo do ensino de história. Penso ser importante compreender que toda imagem tem uma narrativa, principalmente, as imagens dispostas nos livros escolares e são o resultado de um processo de construção, pensado e elaborado para narrar. Acredito na possibilidade de novas narrativas como formas de compreensão dos conteúdos de história a partir das narrativas visuais. Assim ficará disponível uma cartilha para uso irrestrito de professores com seus estudantes.

Presidente - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Interno - 1204508 - PAULO HEIMAR SOUTO
Externo à Instituição - HERMESON ALVES DE MENEZES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10