Banca de DEFESA: JOSÉ WILSON MOURA SANTOS
08/04/2021 15:35
O presente trabalho trata de apresentar um caderno de sequências didáticas sobre a feira com a finalidade de trabalhar a temática em conexão com os conteúdos/temas da disciplina de história na Educação Básica como modelo a da cidade de Itabaiana/SE. Partimos do pressuposto de que relacionar o patrimônio cultural imaterial da feira, que faz parte da realidade do aluno, com os conteúdos/temas do currículo de História na Educação Básica aprimore e sirva de progressão para a aprendizagem histórica e na reelaboração da consciência histórica do aluno. Para tanto, metodologicamente, desenvolvemos um caderno de sequências didáticas (ZABALA, 1998; ROCHA, 2015), que visa a partir da experiência do aluno, da sua vivência cultural e social do seu lugar, no nosso caso específico a feira, desenvolvam uma relação presente-passado e a condição de projetar o seu futuro. A nossa proposta está ancorada na aprendizagem histórica (experiência, interpretação, orientação) que devem estar presentes nas aulas de história (RÜSEN, 2001, 2011, 2012, 2015) e na compreensão da noção de mudança e permanência relacionadas ao tempo histórico no que nos diz Circe Bittencourt (1998, 2018); Sichmidt, Cainelli (2009) e Seffner (2019), produziremos novas narrativas históricas que, partindo da feira e de sua conexão com o conteúdo/tema do ensino de história, possam alcançar os objetivos do ensino de história.
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