Banca de QUALIFICAÇÃO: FÁBIO KALIL DE SOUZA
06/04/2021 09:28
A partir de 2008 com a criação e progressiva expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, um volume crescente de pesquisas empíricas vem sendo realizadas em torno da atuação e formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica que se desenvolve nesse ambiente institucional. Esta tese tem como ponto focal a formação continuada de docentes no Instituto Federal de Sergipe-IFS tomando os saberes docentes como base dessa formação. Consiste em uma pesquisa descritiva de cunho quanti-qualitativo que objetivou identificar nas trajetórias de formação continuada dos docentes do IFS experiências que permitem adaptação aos saberes necessários à docência para atender exigências e avanços científico-tecnológicos do mundo do trabalho. Para coleta e análise dos dados e informações serão triangulados os resultados obtidos nas entrevistas, na aplicação de questionário e na análise documental, apropriando-se das identificação e classificação de saberes docentes por Tardif (2014/2002) como referencial teórico-metodológico. Para análise da coleta será utilizado o método de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Espera-se a construção de um conhecimento inédito para compreensão do objeto de estudo, subsidiar novas pesquisas e políticas e programas de formação docentes, sobretudo dos que atuam na Educação Profissional, ampliar e problematizar o debate sobre formação docente nessa modalidade de ensino e fornecer elementos teórico-metodológicos para propostas de formação continuada institucionalizadas promovidas no IFS.
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