Banca de QUALIFICAÇÃO: SUSANA MARIA ANDRADE OLIVEIRA
25/03/2021 12:20
A pesquisa tem como objetivo fazer um levantamento das práticas da Universidade Federal de Sergipe(UFS) no sentido da promoção do desenvolvimento sustentável e da inserção das questões ambientais no âmbito curricular. Os objetos de estudo são a administração e a área acadêmica, envolvendo ensino, pesquisa e extensão. Para a identificação das ações administrativas e educativas desenvolvidas pela UFS no sentido das questões ambientais e os impactos promovidos por essas ações na comunidade acadêmica buscaremos: (a) avaliar o processo de incorporação dos conceitos e das orientações da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) na gestão administrativa da UFS; (b) identificar como as questões ambientais estão sendo inseridas nos currículos dos cursos de graduação; (c) Identificar quais ações de pesquisa e extensão abordaram a questão ambiental; (d) avaliar as lacunas no processo de ambientalização da UFS, suas causas e consequências. A pesquisa utilizará o Método Estruturalista, sendo desenvolvida, fundamentalmente, de forma exploratória e explicativa a partir de uma abordagem quali-quanti utilizando como técnicas a pesquisa bibliográfica e documental. Na pesquisa bibliográfica serão consultados livros, publicações científicas, periódicos e artigos que permitam uma melhor definição conceitual do objeto de estudo. Com relação à pesquisa documental serão examinados documentos oficiais da UFS que sustentem uma análise sobre a cronologia e os métodos utilizados nos processos de ambientalização na Instituição, no período de 2010 a 2020. Almeja-se pela pesquisa a identificação de ações administrativas e educativas desenvolvidas pela UFS no sentido da ambientalização e a compreensão dos impactos promovidos por essas ações na comunidade acadêmica, possibilitando possíveis comparações e transferências (não generalizações) para outros contextos.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf