UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEIDE CRUZ SOARES
21/03/2021 17:39

DISCENTE: CLEIDE CRUZ SOARES
DATA: 31/03/2021
LOCAL: Meet
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE METAIS EM DOIS RESERVATÓRIOS SUPERFICIAIS PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE CAETITÉ, BAHIA
PALAVRAS-CHAVES: Água para abastecimento humano. Presença de metais. Exploração de urânio. Impactos antrópicos.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

Os reservatórios possuem extrema importância para o semiárido já que complementam a captação de água para suprir as variadas demandas da população. Assim, alterações em um determinado ambiente natural influenciam diretamente na qualidade dos corpos hídricos do entorno, essas alterações podem ser investigadas tanto através da análise de metais presentes na água como no próprio sedimento. Dessa maneira objetiva-se avaliar a qualidade da água de dois reservatórios superficiais para abastecimento público em Caetité/Bahia, quanto aos níveis de metais na água e aos parâmetros físico-químicos. A área a ser estudada compreende os reservatórios mais significativos do município de Caetité, no estado da Bahia, o Santarém e o Moita dos Porcos. É neste município que fica localizada a única mina de urânio em exploração no Brasil. Serão realizadas duas campanhas de amostragem: em maio de 2021, período chuvoso no município e setembro de 2021, período seco. Os parâmetros físico-químicos de qualidade de água (condutividade, pH, temperatura, salinidade e oxigênio dissolvido), serão medidos in loco utilizando a sonda Multiparâmetro Hanna HI 98194. Já a coleta de água para análise de metais (Urânio, Cálcio, Manganês, Ferro e Alumínio) será feita conforme recomendado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (INMETRO), com coletores de plástico de 1,0 L lavados anteriormente com HCL 10% e lavados novamente da hora da coleta na água dos reservatórios. Depois disso os recipientes serão lacrados e identificados utilizando caneta para retroprojetor, em seguida serão acondicionadas em caixa plástica adequada para o transporte, revestidas com gelo para manter as características das amostras e serão conduzidas para o Laboratório do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia, onde serão analisadas. A determinação da concentração de metais será feita utilizando a técnica de espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS). A análise estatística dos dados será realizada utilizando o software R versão 4.0.2, com nível de significância de 5% e os resultados serão expostos na forma de Box, expondo e comparando os dados obtidos nos dois reservatórios. Um dos pressupostos a ser confirmado é que a variação sazonal pode acabar influenciando nos resultados das amostras. Outro resultado esperado trata-se de comprovar se a proximidade dos reservatórios com a mina de urânio pode influenciar nos valores dos metais, principalmente nos valores de urânio.

Presidente - 1295924 - CARLOS ALEXANDRE BORGES GARCIA
Interno - 013.892.295-05 - SILVÂNIO SILVÉRIO LOPES DA COSTA
Externo à Instituição - VANIELE SOUZA RIBEIRO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e