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Banca de DEFESA: JUSSILEIDE RAMOS BONFIM
10/03/2021 20:43


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUSSILEIDE RAMOS BONFIM
DATA: 12/04/2021
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/ijt-knqq-iws
TÍTULO: “EU VOU COMEÇA A FALA [...] EU SAIR ESCONDIDO”: ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM O APAGAMENTO E A HIPERCORREÇÃO EM SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Apagamento. Hipercorreção. Oralidade. Escrita. Consciência fonológica.
PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

Este relatório teve como escopo, à luz da fonética e da fonologia, o estudo de apagamento do R em verbos no infinitivo, bem como de hipercorreção do R em coda silábica, em textos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, de um Colégio da área urbana da cidade deAracaju/SE. A análise preliminar de textos sinalizou que os alunos ora apagavam, ora inseriam o grafema R de forma indevida. Diante disso, levantamos a hipótese de que para o apagamento os alunos estavam apoiados na fala, tendo-se então uma interferência direta da oralidade na escrita; e, no caso da presença indevida do R quando deveria haver um verbo flexionado, trata-se de um monitoramento pela vontade de acertar. Utilizamos a metodologia da pesquisa-ação a partir da qual quantificamos e interpretamos os dados coletados nos textos dos alunos, com o objetivo de identificar a ocorrência/frequência do apagamento do R em coda silábica em verbos no infinitivo e hipercorreções em verbos que deveriam estar flexionados e aparecem na forma infinitiva. Fundamentamos nossa pesquisa no seguinte aporte teórico: Bortoni-Ricardo (2005);Callou, D. (2009); Capovilla, A.G.S. & Capovilla, F.C. (2000, 2002); Marcuschi, L.A. (1997,2010); Seara, I.C. et al (2019); Cristófaro-Silva, T. (2017); Cristófaro-Silva et al (2019) dentre outros. Tendo como base os levantamentos realizados, visando diminuir a incidência de apagamentos e de inserções do R em coda silábica, desenvolvemos uma sequência de atividades, trabalhadas em 8 aulas, com base no gênero entrevista que culminou na confecçãoda “Revista Colégio JVS – Histórias que ouvi; histórias que vivi; histórias que escrevi”, com textos escritos pelos alunos e que trazem depoimentos sobre a comunidade local,posteriormente publicada nas redes sociais da escola. Ao final do estudo, retomamos a análise das novas produções dos alunos nas quais pudemos constatar a eficiência da ação proposta;pois, inicialmente tivemos os seguintes dados: em 89% dos textos produzidos havia casos de apagamento do R em coda silábica em verbos no infinitivo e hipercorreções em verbos que deveriam estar flexionados e aparecem na forma infinitiva; em 11% não havia casos desses tipos. Após a aplicação das atividades de intervenção esses dados caíram consideravelmente. Ocorreu quase uma inversão: 85% não há casos com os processos aqui estudados; 15% dos textos ainda continuaram apresentando tais processos, atestando, dessa forma, o êxito das ações que promoveram a consciência fonológica a esse respeito.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1871691 - VANESSA GONZAGA NUNES
Interno - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Externo à Instituição - VERA PACHECO

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