UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: FLÁVIA RENATA SANTOS DE JESUS
27/02/2021 17:49

DISCENTE: FLÁVIA RENATA SANTOS DE JESUS
DATA: 22/03/2021
LOCAL: https://meet.google.com/osm-onts-urb
TÍTULO: INFERÊNCIAS SOCIOCULTURAIS EM FOTORREPORTAGEM: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Compreensão leitora. Inferência sociocultural. Fotorreportagem.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Ensinar a leitura e a escrita no ensino fundamental com vistas a tornar o estudante um cidadão crítico, capaz de construir conhecimentos e utilizá-los nas diversas situações comunicativas sociais é um contínuo desafio (LEFFA, 1996; SOLÉ, 1998; KLEIMAN e MORAES, 1999). Diante disso, torna-se essencial prospectar metodologias que auxiliem os estudantes a exercitar a atividade leitora diante dos mais variados textos, incluindo os verbo-visuais. Como o ato de inferir corresponde a um dos aspectos essenciais para a compreensão de textos verbais e não verbais (DELL’ISOLA, 1988, MARCUSCHI, 2008), esta pesquisa-ação, segundo Tripp (2005), voltada aos estudantes matriculados no 9º ano do Colégio Estadual Coelho e Campos, na cidade de Capela-SE, tem como objetivo geral desenvolver inferências por meio do gênero discursivo fotorreportagem, a partir de reflexões sociais, leitura de mundo e atividades diversificadas, práticas e participativas, a fim de formar leitores capazes de estabelecer relações entre elementos linguísticos explícitos e implícitos de um texto para, assim, extrair significado fundamentado e coerente dele. Metodologicamente, a pandemia mundial, que afetou a todos no ano de 2020 e perdura pelos dias atuais, provocou alterações no desenvolvimento da pesquisa. O plano de trabalho apresentado anteriormente previa a aplicação da proposta pedagógica em sala de aula presencial, seguida da análise e relatório final dos resultados obtidos. No entanto, com o fechamento das unidades escolares, não houve condições de tornar prático tal planejamento. Assim, a professora-pesquisadora partiu do desenvolvimento de uma sequência didática inicial (conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004)), para organizar um Caderno de Apoio à Aprendizagem destinado, especificamente, aos estudantes, a fim de colaborar com práticas didáticas de aquisição do conhecimento cujas finalidades estejam relacionadas ao objetivo geral proposto neste trabalho de pesquisa. O referido material consiste no produto decorrente do Metrado Profissional em Letras e encontra-se no apêndice desta dissertação.

Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA