UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: VITÓRIA SHIÉVILA DOS SANTOS GONÇALVES
23/02/2021 10:53

DISCENTE: VITÓRIA SHIÉVILA DOS SANTOS GONÇALVES
DATA: 23/02/2021
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ANTIBACTERIANA DO COMPLEXO DE INCLUSÃO [6]-SHOGAOL/CICLODEXTRINA
PALAVRAS-CHAVES: Zingiber officinale; produtos naturais; antimicrobiana; anti-biofilme; β-ciclodextrinas.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Orgânica

O gengibre (Zingiber officinale Roscoe, Zingiberaceae) é uma planta medicinal utilizada há milhares de anos para o tratamento de várias enfermidades, incluindo aquelas provocadas por microrganismos patogênicos. O [6]-shogaol (6SH), artefato do [6]-gingerol, é uma substância presente no gengibre, responsável por diversas atividades biológicas, inclusive a ação antimicrobiana. Devido a sua baixa solubilidade em água é necessário o desenvolvimento de uma pré-formulação farmacêutica para torná-lo mais hidrossolúvel e consequentemente melhorar a sua biodisponibilidade. Os complexos de inclusão (CI) com ciclodextrinas (CDs) vêm sendo utilizados em medicamentos, alimentos e na agricultura, com o principal objetivo de melhorar a hidrossolubilidade de substâncias bioativas. Para tanto, é importante conhecer as técnicas de complexação e caracterização para a produção de CI com eficiência. Desta forma, os objetivos deste estudo foram: compilar evidências sobre os diversos métodos de preparação e caracterização de CI entre produtos naturais (PNs) e CDs, e, desenvolver, caracterizar e avaliar as propriedades antimicrobianas e anti-biofilme do CI contento 6SH. Assim, foi realizada uma revisão sistemática de publicações sobre a preparação de CI entre PN e CDs, seguindo a metodologia de redação da PRISMA. Foram selecionados 27 artigos que demonstram as vantagens e desvantagens de diferentes técnicas de preparação e caracterização de CI com substâncias isoladas de PN e diferentes CDs. As principais vantagens observadas foram, o aumento da hidrossolubilidade e efeito biológico dos PN complexados. Na parte experimental deste trabalho o 6SH foi extraído do gengibre seco pela técnica de Soxhlet e em seguida isolado e purificado por cromatografia líquida clássica e cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). Seguindo a metodologia de Higuchi e Connors (1965), dois diagramas de solubilidade de fases foram construídos com o 6SH, HP-β-CD e β-CD (em água, à 25°C, 72 h) para avaliar a solubilidade desta substância na presença de ciclodextrina em diferentes concentrações. Para a quantificação do 6SH foi construída uma curva de calibração por CLAE e determinados os limites de detecção (LD=0,99 μg/mL) e de quantificação (LQ=0,33 μg/mL). Após o isolamento e purificação do 6SH, determinou-se o grau de pureza por CLAE (>97%) e a taxa de recuperação do processo de isolamento (78,43%). Após a construção do diagrama, a HP-β-CD foi escolhida para desenvolver o CI com o 6SH através do método de co-evaporação/liofilização. O CI foi caracterizado por técnicas espectrométricas (RMN e IV) e Modelagem Molecular. Um estudo de estabilidade do 6SH livre e complexado foi realizado em solução aquosa, à 40 °C por um período de 1 semana com a finalidade de avaliar o efeito da CD sobre a estabilidade físico-química do 6SH. A determinação da concentração inibitória mínima (CIM) do CI 6SH/HP-β-CD foi realizada em ensaio de microdiluição em placa de 96 poços frente a Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus e a atividade anti-biofilme pelo método de coloração da biomassa do biofilme com cristal violeta. O tratamento estatístico foi feito através da análise de variância (ANOVA) de 2 vias, seguido de Teste de Tukey e teste t Student. . A partir do diagrama de solubilidade construído com 6SH e as CDs, foi possível determinar a solubilidade intrínseca do [6]-shogaol (0,76 μg/mL) em meio aquoso à 25°C, bem como, visualizar o aumento significativo da solubilidade do 6SH (19 vezes), especialmente com a HP-β-CD, a qual foi desenvolvido o CI com o 6SH. A técnica de co-evaporação/liofilização demonstrou ser efetiva na formação do complexo de inclusão, o que foi confirmado após análise por3CLAE, RMN e IV. Com os resultados obtidos a partir do diagrama de solubilidade de fases e da modelagem molecular foi possível sugerir que a estequiometria de formação do CI foi, 1 molécula de 6SH para 2 moléculas de CD. Foi observado no teste de estabilidade que o 6SH livre apresentou degradação (>50%) a partir das 24 horas de incubação, à temperatura de 40°C, enquanto o CI mostrou-se altamente estável sob as mesmas condições. O CI contendo 6SH não demonstrou atividade antimicrobiana frente ao S. aureus e P. aeruginosa, no entanto, apresentou atividade anti-biofilme. Com estes achados, foi possível concluir que as metodologias empregadas no desenvolvimento do complexo de inclusão foram apropriadas para atingir os principais objetivos farmacotécnicos: aumento da hidrossolubilidade e estabilidade do 6SH. Em consequência da melhoria das propriedades físico-químicas do produto gerado, almeja-se que a atividade biológica do CI no manejo de outras condições clínicas seja superior ao da substância livre.

Presidente - 1975469 - JAMES ALMADA DA SILVA
Externo ao Programa - 2087772 - RAFAEL CIRO MARQUES CAVALCANTE