Banca de QUALIFICAÇÃO: WENDELL RHAMON DOS SANTOS DE JESUS SILVA
19/02/2021 19:06
Esse estudo teve por objetivo analisar cenas do filme Tomboy (2011) em articulação com problematizações de gênero a partir da recepção fílmica de estudantes da Educação Básica. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e cuja análise fílmica utilizou instrumentos descritivos, citacionais e documentais. A análise da recepção fílmica ocorreu a partir de uma intervenção didática e de uma entrevista coletiva com 10 estudantes de uma escola pública. As cenas analisadas e problematizadas junto com os/as estudantes possibilitaram o reconhecimento do caráter performativo do gênero. Concluiu-se que, no ideário dos/as participantes da pesquisa, é patente o reconhecimento do gênero a partir das lentes do determinismo biológico binário e da heterossexualidade compulsória.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf