UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: VANINA PAPINI GOES TEIXEIRA
19/02/2021 14:04

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANINA PAPINI GOES TEIXEIRA
DATA: 25/02/2021
LOCAL: https://meet.google.com/bzn-wxee-dvz
TÍTULO: Terapia de Exposição à Realidade Virtual para tratamento da Ansiedade Social em pacientes com Vitiligo
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade Social; Ansiedade Generalizada; Coping; Depressão; Realidade Virtual; Vitiligo.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

O vitiligo é uma doença sistêmica crônica que se caracteriza por máculas hipopigmentadas, causada por destruição de melanócitos na pele afetada. Possui alta prevalência mundial e expressivos índices de ansiedade e depressão, o que prejudica a qualidade de vida dos acometidos. Esta pesquisa parte do pressuposto de que os indivíduos com vitiligo apresentam níveis de ansiedade social elevados, bem como depressão e ansiedade geral, além de apresentarem poucas estratégias de enfrentamento das questões relacionadas à sua condição de pele. Para os pacientes que apontaram níveis de moderado a grave de ansiedade social, e que aceitaram participar, foi realizada uma intervenção baseada na terapia cognitivo-comportamental, denominada Terapia de Exposição à Realidade Virtual (VRET), para melhoria dos níveis elevados de ansiedade social. Foi utilizado um questionário sociodemográfico, a Escala de Ansiedade Social de Liebowitz (LSAS), a Escala de Depressão e de Ansiedade de Hamilton (HAM-D e HAM-A, respectivamente e o Inventários de Estratégias de Coping. A Realidade Virtual (RV) foi utilizada nesse estudo como recurso terapêutico em uma intervenção cognitiva-comportamental para melhoria dos níveis de ansiedade social. Participaram 58 adultos portadores de vitiligo, atendidos nos ambulatórios de dermatologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe. A idade média dos sujeitos que compõem a amostra é de 36,36 anos (±12,48). Nível de ansiedade social total observado foi M=41,52 (±7,69). Os níveis de depressão, na amostra deste estudo, têm uma média de M=18,1 (±4,0) e de ansiedade generalizada M=22,8 (±5,87). No que se refere a estratégias de coping, escore total, a média apresentada pelos participantes é de M=36,5 (±4,7). 91,4% apresentam sintomas de ansiedade social no nível de leve a moderada; em relação a sintomas de depressão, 5,2% apresentam sintomas leves, 44,9% apresentam sintomas moderados, 39,6% apresentam sintomas graves e 6,9% apresentam sintomas muito graves. No que se refere a sintomas de ansiedade generalizada, 17,2% dos sujeitos apresentaram sintomas de nível leve, 53,5% de nível moderado e 29,3% de nível grave. Encontrou-se correlações positivas significativas entre TAS, TDM e TAG e idade de início do vitiligo, avaliação subjetiva da gravidade da doença e avaliação objetiva da gravidade da doença, e correlações negativas e significativas entre tempo de convivência com o vitiligo e ansiedade social, depressão e ansiedade generalizada. Em relação às estratégias de coping, os portadores de vitiligo, utilizam poucas estratégias. Os sujeitos que receberam a terapia de exposição à realidade virtual, foi observado uma redução bastante significativa (p<0.01) dos sintomas de ansiedade social, de depressão e de ansiedade generalizada. Foram observados níveis elevados de ansiedade social, depressão e ansiedade generalizada na amostra deste estudo. A terapia de exposição à realidade virtual é eficaz para a redução dos níveis de sintomas do transtorno de ansiedade social nos pacientes com vitiligo, podendo ser uma alternativa para o tratamento. O estudo destaca a relevância da avaliação desses transtornos psiquiátricos em pacientes com vitiligo, bem como da inclusão de terapia psicológica para esses pacientes no tratamento de sua condição de pele.

Presidente - 2445308 - ADRIANO ANTUNES DE SOUZA ARAUJO
Interno - 2190308 - MARCIO ROBERTO VIANA DOS SANTOS
Interno - 2137199 - PAULA SANTOS NUNES
Externo ao Programa - 1618424 - PEDRO DANTAS OLIVEIRA