UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAMIRES APARECIDA BATISTA DE OLIVEIRA
18/02/2021 09:26

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAMIRES APARECIDA BATISTA DE OLIVEIRA
DATA: 08/03/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Da invisibilidade ao protagonismo: as relações de gênero na construção da identidade das mulheres assentadas no município de Lagarto-SE
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Feminismo. Gênero. Identidade. MST. Trabalho.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural

A presente pesquisa focaliza discussões a respeito das relações de gênero com base em conceitos teóricos/categorias de análise como: educação, classe, gênero, trabalho e divisão sexual do trabalho. Compreende-se que os assentamentos rurais se constituem em um espaço de mediação, sociabilidade e luta possibilitando aos indivíduos a reprodução de sentidos, significados e a construção de suas identidades. As relações sociais no âmbito do trabalho na agricultura são estruturadas historicamente por elementos patriarcais com forte divisão sexual do trabalho dificultando a participação equitativa da mulher nas atividades remuneradas quase totalmente destinadas aos homens. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo central analisar as relações de gênero, tendo como foco a especificidade da mulher enquanto provedora da força de trabalho na família, na militância política no MST como espaço de transformação social de reprodução das desigualdades nos assentamentos de reforma agrária no município de Lagarto/SE. Os pressupostos do materialismo histórico dialético orientam o processo da pesquisa, a interpretação do real pautada em fatores econômicos, históricos e políticos. A pesquisa de caráter qualitativo tem como campo empírico os assentamentos localizados no município de Lagarto região Centro-Sul do Estado de Sergipe que em sua totalidade apresentam 496 famílias nos projetos de assentamentos desenvolvidos. O universo ou população integra as lideranças e as mulheres participantes dos projetos. Diferentes fontes de informação contribuirão para o conhecimento produzido sobre o objeto como: a revisão da literatura, documentos e estatísticas de institutos de pesquisa priorizando-se as fontes orais por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com os/as participantes da pesquisa. Recuperar e preservar o protagonismo e contribuição histórica das mulheres no MST tem sido um tema relevante levantado pelos movimentos feministas no Brasil, para que as mulheres das classes populares ganhem visibilidade e a memória de suas manifestações seja preservada.

Presidente - 155.249.575-20 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo à Instituição - ANA PAULA LEITE NASCIMENTO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf