Banca de DEFESA: JUSELICE ALVES ARAUJO DE ALENCAR
18/02/2021 20:27
Esta pesquisa tem como objetivo compreender o sentido de prescrições a respeito da educação feminina em teses escritas e defendidas por médicos da Faculdade de Medicina da Bahia, na segunda metade do século XIX, especificamente no período de 1851 a 1898 que corresponde, respectivamente, aos anos de defesa da primeira e da última tese identificada e analisada. Foram propostos os seguintes objetivos específicos: Investigar a natureza de prescrições educacionais encontradas nas teses médicas; analisar similitudes e/ou divergências no discurso médico-higiênico; interpretar o alcance e espaços sociais a que se direcionaram essas prescrições. Utilizei a abordagem historiográfica de Roger Chartier (1990, 1991, 1992) a partir da noção de representação para compreender como em cada época tecem-se as relações sociais. Como resultado de pesquisa documental, foram identificadas, selecionadas, coletadas e analisadas 12 teses médicas (século XIX) do acervo da Biblioteca Gonçalo Moniz / Memória da Saúde Brasileira, da Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA. Os médicos autores das teses doutorais construíram um discurso em torno da educação das mulheres que resultaram em prescrições higiênicas em torno de regras de comportamento, higiene da gravidez e do casamento, amamentação, cuidados com a saúde, com a finalidade de regrar modos e comportamentos da mulher no espaço da casa (família) e em outros espaços sociais.
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