Banca de DEFESA: RAQUEL TORRES DE BRITO SILVA
17/02/2021 20:24
O cenário mundial hodierno presencia crescentes dissabores que trazem efeitos deletérios naótica social e ambiental (a exemplo das fortes mudanças climáticas, somadas a ações antrópicascriminosas, que favorecem os devastadores incêndios em importantes biomas mundiais; as manchas deóleo na costa litorânea brasileira; a repercussão da pandemia da COVID-19). Essas notícias, por sua vez,formam o referencial complementar através do uso de jornais, revistas eletrônicas e noticiários, porintermédio de fontes seguras. Tais dissabores demonstram um forte desequilíbrio, na relação entre o serhumano e a natureza, formador do atual estágio de vulnerabilidade socioambiental. Em virtude dasconsiderações precedentes expostas em breve trecho: Como fomentar a conscientização sustentável nessaconjuntura observada? Em atenção ao enfrentamento desta problemática, o objetivo gênese da presentedissertação se pauta no estudo da Educação Ambiental (EA)- nos moldes da Política Nacional deEducação Ambiental (Lei n° 9.795/1999) e do artigo 225, §1a, inciso VI, da Constituição Federal de1988-, como instrumento relevante na promoção da conscientização sustentável e da solidariedadeintergeracional (constituindo-se, assim, a hipótese/solução proposta). Oportuno se torna dizer que a EA,ligada ao direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e aos seus valoresbiocêntricos, conecta-se, por conseguinte, a Ecodignidade Pluralista (referencial teórico do trabalho),almejando promover a qualidade de vida, dignidade, saúde, mínimo existencial ecológico e bem-estarpara todos os seres que compõe esta vasta bioesfera planetária. Destarte, para a construção da presentepesquisa utilizou-se o método dedutivo, de natureza qualitativa, com base na revisão bibliográfica dedoutrinas, legislações, jurisprudências, convenções internacionais e periódicos científicos.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf