UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ADEMARIA SANTANA SALES SANTOS
14/02/2021 18:01

DISCENTE: ADEMARIA SANTANA SALES SANTOS
DATA: 09/03/2021
LOCAL: Webconferência
TÍTULO: O PROCESSO FONOLÓGICO DA MONOTONGAÇÃO NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Fonologia; Monotongação; Variação linguística; Escrita.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta pesquisa-ação apresenta um estudo da monotongação na escrita dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede estadual, no município de Pedrinhas-SE. Monotongação é um processo fonológico em que ocorre o apagamento da semivogal do ditongo decrescente no interior da sílaba, cabendo à vogal restante do ditongo a nomenclatura de monotongo. A ocorrência dos monotongos acontece geralmente com o ditongo ou em todos os contextos de uso, com os ditongos ei e ai seguidos de fricativas e de tepe e em palavras como manteiga>mantêga, Almeida>Almêda e treino>treno. No entanto, pode ser percebida também em outras situações de uso como os ditongos oi, ei e ai antes de [t] e [d] africadas. No referente estudo, se averiguam os contextos linguísticos e extralinguísticos. Em relação à variável linguística, consideram-se os contextos de realizações do ditongo ou em todos os contextos de uso, dos ditongos ei e ai seguidos de fricativas e de tepe, do ditongo ei na palavra manteiga>mantêga, do ditongo ei antes de n e dos ditongos oi e ei antes de [t] africada. Em relação às variáveis extralinguísticas, foram verificados o gênero dos participantes, o local de moradia (zona urbana ou zona rural) e a faixa etária. O interesse pela temática surgiu depois de se perceber que os erros de escrita dos alunos, geralmente, eram reflexo de processos fonológicos, que ocorrem na fala, dentre os quais o que mais se observou foi a interferência do processo da monotongação. A pesquisa teve como objetivo geral investigar os casos de monotongação na escrita dos alunos com vistas a desenvolver um produto pedagógico que ajude a diminuir tais ocorrências, e, como objetivos específicos, quantificar as ocorrências de acordo com cada tipo, descrever os contextos linguísticos em que elas ocorrem e criar cinco jogos que contemplem a observação, a escrita e a pronúncia de vocábulos com e sem marcas de oralidade. A pesquisa justifica-se pela necessidade de unir teoria e prática para a elaboração de ações concretas em proveito da conscientização das relações existentes entre fala e escrita e de uma expressão escrita mais cuidada. A metodologia se deu baseada em teorias da pesquisa-ação, através de uma abord agem quantiqualitativa. Foram utilizados diversos autores, tais como Silva (2003), Callou e Leite (2009), Hora (2009), Seara, Nunes e Volcão (2011) e Collischonn (2014), com teorias sobre fonologia e processos fonológicos; e Massini-Cagliari e Cagliari (1999) e Bortoni-Ricardo (2004, 2005), com teorias sobre fala, escrita e variação linguística. Foi elaborado um produto educacional denominado “Baú da Monotongação”, o qual é composto de 5 jogos com vocábulos que favorecem a monotongação em diferentes contextos. Espera-se que a referente pesquisa e o produto sejam relevantes e contribuam para que a escrita da referida turma seja mais elaborada, como também para os professores de Língua Portuguesa pensarem o processo da monotongação como um fenômeno da fala que pode ser transposto para a escrita. Além disso, destina-se aos demais professores, gestores e coordenadores pedagógicos, visto que uma escrita mais polida favorece o âmbito escolar de forma geral e, ainda, pode auxiliar o campo de estudos da fonologia.

Externo ao Programa - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Presidente - 2883246 - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA
Interno - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10