UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ARLENE ERCÍLIA DE JESUS INVENÇÃO
12/02/2021 23:28

DISCENTE: ARLENE ERCÍLIA DE JESUS INVENÇÃO
DATA: 26/03/2021
LOCAL: Sala virtual (Google Meet)
TÍTULO: O GÊNERO TEXTUAL CARTA ARGUMENTATIVA NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA AUTORAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Crítico. Escrita. Autoria. Plágio. Carta Argumentativa.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

O domínio da leitura e da escrita em sociedades letradas é condição básica para uma atuação social participativa, independente e empoderada. Nesse cenário, a escola, enquanto via de acesso à cidadania, exerce papel fundamental na formação de leitores críticos e de escritores que não se caracterizam como meros reprodutores de ideias e de textos alheios, mas que exercem protagonismo social ao imprimir marcas autorais em sua produção. Contudo, não fornecer ao indivíduo as condições necessárias para que ele seja capaz de interpretar a sua realidade, recorrendo conscientemente a uma série de procedimentos, é uma forma de excluílo de muitas práticas socioculturais. Partindo desse pressuposto, este trabalho de pesquisa considera a importância de se estimular a leitura crítica desde a educação básica, para que o estudante seja capaz de elaborar seus próprios textos, visando à escrita autoral, ao mesmo tempo em que se afasta da cultura do plágio. Desta forma, pretende-se desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem que promovam o letramento crítico e a competência autoral de uma turma de alunos da 2ª etapa/2ª fase/EJAEF, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos Prof. Severino Uchôa, em Aracaju/SE, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de participar ativamente e com ética nos bens culturais mediados pela leitura e pela escrita, e para a promoção do combate ao plágio desde a educação básica. A base teórica deste trabalho segue os estudos sobre Leitura e Escrita como práticas sociais (KLEIMAN, 1995; COULMAS, 2014), Letramento Crítico (BARBOSA & MACIEL, 2018; FREIRE, 1996; ROJO, 2009) Autoria (FOUCAULT, 2009; CHARTIER, 2012; POSSENTI, 2009, 2013), Competência Autoral (ANTUNES, 2003, 2016; KOCH, 2016) e Plágio (KROKOSCZ, 2014; WACHOWICZ & COSTA, 2016; COSTA & LIMA, 2018). Como produto para intervenção no ensino, foi criado um Caderno Pedagógico que apresenta uma Sequência Didática baseada na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a partir do gênero textual Carta Argumentativa, cuja produção por parte dos alunos versará sobre o tema “qualidade de vida”. Espera-se como resultados, o desenvolvimento das atitudes voltadas para a constituição da competência autoral. Assim, a relevância desta pesquisa está em contribuir com o avanço das pesquisas vinculadas às competências em escrita, especialmente na EJA, no que se refere à importância da leitura crítica para a produção de textos, e buscar solucionar o problema em torno da quase que total ausência de autoria em textos escolares e da prática da cópia nesse ambiente.

Presidente - 2159861 - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO
Interno - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO