UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: KLEYDIANE DA GRAÇA FEITOSA MATOS
12/02/2021 09:50

DISCENTE: KLEYDIANE DA GRAÇA FEITOSA MATOS
DATA: 26/03/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Leitura, cognição e inferência dos enunciados das atividades de compreensão textual
PALAVRAS-CHAVES: inferência – conto – consignas didáticas
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Reconhecida por sua importância no desenvolvimento de inúmeras habilidades discentes, a leitura é um processo constituído por etapas, as quais vão do nível fonológico ao pragmático da linguagem. Por sua natureza complexa, reúne processos múltiplos que demandam a ativação de estratégias distintas e promotoras da aquisição e automatização de competências mais elaboradas, tais como a inferência do sentido das palavras dispostas em um texto. No universo da sala de aula, uma das dificuldades dos discentes é a compreensão das consignas didáticas que constituem as orientações dispostas no livro didático, fundamental para que os alunos consigam ter êxito na realização das ações preconizadas nestes enunciados. Embora sejam pouco estudadas, será que tais consignas não são o ponto-chave para a progressiva aquisição de diferentes competências leitoras pelos alunos e aquisição de diferentes conhecimentos nas mais variadas áreas dos saberes? Será que a compreensão das consignas didáticas não é um passo importante para melhores resultados em avaliações como a Prova Brasil, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e provas de concursos? Dada a relevância da compreensão das consignas didáticas na vida de discentes, esta dissertação focaliza, conforme preconiza Marcuschi (2002) sobre gêneros textuais, o gênero textual consigna didática presente no livro didático adotado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Olga Benário, a partir de um estudo de sua estrutura e funcionamento, de modo a valorizar o papel que os estudantes precisam assumir em diferentes situações de ensino-aprendizagem. Do ponto de vista teórico-metodológico, propõe-se, à luz dos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), uma sequência didática, que tem como texto motivador o conto, como metodologia utilizada no produto Caderno Didático voltada ao trabalho com alunos do 6º ano A do ensino fundamental da referida Unidade de Ensino. Como fonte de pesquisa bibliográfica, são consideradas as publicações, dentre outros, autores como Barbosa e Carlberg (2014), Ferreira (2007), Fonseca (2014) e Riestra (2004), cujos trabalhos se voltam para o estudo das consignas didáticas e, de modo mais global, para o ensino de línguas, materna ou estrangeira.

Presidente - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Interno - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Externo à Instituição - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA