UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: VANESSA SOARES ALVES NASCIMENTO
08/02/2021 17:00

DISCENTE: VANESSA SOARES ALVES NASCIMENTO
DATA: 22/02/2021
LOCAL: meet.google.com/fpo-evjz-hex
TÍTULO: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES ENTRE UNIVERSITÁRIOS ASSOCIADAS À ANSIEDADE, DEPRESSÃO E SATISFAÇÃO COM A VIDA
PALAVRAS-CHAVES: Estudantes de Ciência da Saúde. Ansiedade. Depressão. Satisfação Pessoal. Terapias complementares.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Psiquiátrica

Introdução: A experiência universitária pode representar um momento de significativas transformações na vida do estudante que podem provocar sentimentos como irritabilidade e preocupação durante a graduação podendo levar ao desenvolvimento de transtornos mentais. Assim, para aumentar a probabilidade de se sentir satisfeito com a vida é necessário oferecer intervenções terapêuticas utilizando-se de ferramentas públicas. Nesse sentido, uma importante ferramenta é a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. A pesquisa teve como Objetivo geral: Identificar a relação da satisfação com a vida e sintomas de ansiedade e depressão em estudantes universitários da área de saúde que participam ou não de práticas integrativas e complementares. Métodos: Estudo transversal com abordagem quantitativa. A coleta dos dados ocorreu na sala de cuidados integrativos, laboratórios, centro de convivência e salas de aula do Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho. A amostra por conveniência foi composta por alunos dos 08 (oito) cursos da área de saúde. O período de coleta ocorreu entre os meses de agosto de 2018 e novembro de 2019, através de dois instrumentos: uma ficha de caracterização do perfil sociodemográfico e clínico e, um instrumento com duas escalas - uma de autoavaliação de ansiedade e depressão e, outra de satisfação com a vida. Os dados foram tabulados foram submetidos à análise utilizando o programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 22.0 para Windows. Associações entre as variáveis categóricas foram realizadas pelo teste qui-quadrado de pearson. A fim de explorar as práticas integrativas e complementares realizadas com os estudantes universitários, foi construído modelo de regressão logística múltipla considerando os alunos que frequentavam ou não a sala de cuidados e os demais aspectos. Resultados: O estudo obteve uma amostra de 305 alunos de graduação da área de saúde considerando a participação (170) ou não (135) na sala de Cuidados Integrativos. Os alunos possuíam predominantemente entre 20 e 29 anos de idade, a maioria do sexo feminino (71,8%/219), solteiro(a) (97%/296), sem trabalho formal (82,3%/251), vivia com a família (58,3%/178) e realizava alguma atividade física (57%/174). Para os alunos dentro da sala, associação significativa foi encontrada entre os sintomas de ansiedade e o período em que os alunos se encontram na grade acadêmica (p<0,038), módulo perdido (p<0,020) e queixa principal (p<0,025). Os sintomas de depressão apresentaram associação com o grupo etário (p<0,003), módulo perdido (p<0,003) e satisfação com o curso (p<0,024). Ao considerar os alunos fora da sala de cuidados, associações foram identificadas entre os sintomas de ansiedade e sexo (p<0,008), condição de viver com a família (p<0,052), participação de grupos sociais (p<0,040), módulo perdido (p<0,024) e satisfação com o método (p<0,039). Já a relação dos sintomas de depressão com o grau de satisfação com o curso apresentou associações significativas (p<0,040). Ao considerar a satisfação com a vida entre os que frequentavam ou não a sala de cuidados, foi identificado que aqueles que estavam dentro da sala apresentaram associação significativa com o grupo etário (p<0,004), satisfação com o curso (p<0,050) e satisfação com o método (p<0,015). Já os que estavam fora da sala de cuidados apresentaram associação com módulo perdido (p<0,001) e satisfação com o curso (p<0,038). Aqueles alunos que relataram estar insatisfeitos com a vida apresentam 2,6 vezes mais chances (p<0,02) de não frequentarem a sala de cuidados integrativos. E os que declararam estar insatisfeitos com o curso apresentam 2,68 vezes mais chances (p<0,06) de não frequentarem a sala de cuidados. A relação com o grupo etário identificou que a faixa etária entre 20 e 29 anos apresentam 3.67 (p<0.001) vezes mais chances de não frequentarem a sala de cuidados quando comparado aqueles menores de 19 anos. Conclusão: Conclui-se que existe relação entre variáveis de ensino e sintomas de ansiedade e depressão entre os estudantes que buscaram a sala de cuidados bem como entre aqueles que não buscaram. Nesse sentido, o grau de satisfação com o curso e com a vida pode influenciar o grau de motivação pela busca da sala de cuidados. Os resultados apontam para a necessidade de melhor avaliação acerca dos fatores que podem motivar o comportamento exploratório pelas Práticas Integrativas. Quanto à satisfação com o curso, os resultados confirmam que a experiência universitária pode ser determinada por categorias como essa, influenciando a saúde mental e a trajetória acadêmica. Esses dados também corroboram a ideia já difundida de que qualquer proposta de intervenção com alunos de Ensino Superior deve considerar essas variáveis em suas formulações.

Presidente - 2029205 - ANDREIA FREIRE DE MENEZES
Externo ao Programa - 1738313 - CARLA KALLINE ALVES CARTAXO FREITAS
Interno - 2928966 - SHIRLEY VERÔNICA MELO ALMEIDA LIMA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e