UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: KENIA KODEL COX
08/02/2021 10:36

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KENIA KODEL COX
DATA: 09/02/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/de-bortoli
TÍTULO: GESTÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA
PALAVRAS-CHAVES: processo de formação acadêmica, gerenciamento de intangíveis, competitividade entre IES, capital reputacional
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As IES devem gerenciar os intangíveis envolvidos na formação acadêmica, de forma a otimizar a qualidade de formação profissional e promover o consequente aprimoramento do que oferece à sociedade e à economia; sendo adequado propor e validar um modelo de processo de gerenciamento dos intangíveis da formação acadêmica. Para tanto foi efetuada a identificação das limitações e gaps da gestão acadêmica, no cenário contemporâneo, sob a perspectiva da aprendizagem discente, com aplicação de pesquisa bibliográfica exploratória com coleta de dados nas bases Web of Science, Scopus e Education Resources Information Center (ERIC). Esta coleta de dados começa com a procura pela expressão academic management, sendo identificados inicialmente 4.491 resumos, contidos nas citadas bases; e a partir da aplicação de refinamentos sucessivos, restam 32 registros, dos quais são excluídos 12 a partir da leitura dos artigos na íntegra. Em seguida é efetuada Análise de Conteúdo sobre bases legais, a exemplo das DCN – Ensino Médio, seguida pela inferência de resultados a partir dos indicadores de monitoramento como os de ensino, de empregabilidade e de matrícula e conclusão no Ensino Superior. Com aplicação de revisão quasi-sistemática para investigação de processos de negócio acadêmico em graduações; revisão bibliográfica para compreensão de reputação de marcas e competitividade, relacionando-as; é elaborado diagrama correspondente ao modelo de processo de negócio de formação acadêmica usando recursos de modelagem da UML e abordagem SIPOC; e partindo da citada relação delineada através das seguintes diretrizes: elaboração e avaliação de plano de trabalho individual discente, estímulo à autoeficácia do aluno, aconselhamento de ensino individual, cultura universitária positiva, interação com a sociedade e cocriação das marcas das IES brasileiras pelos estudantes. No campo da Ciência da Propriedade Intelectual este estudo contribui com a perspectiva de que os ativos intangíveis envolvidos no processo de formação acadêmica, quando gerenciados de maneira adequada podem inovar as ações das IES; bem como com a ampliação do conceito de lucro que permeia as marcas institucionais, de forma a contemplar resultados intangíveis. Os passos futuros previstos para esta pesquisa são: analisar mecanismos legais de certificação dos processos de gerenciamento voltados para a área de formação profissional; certificar o processo proposto de gerenciamento dos intangíveis da formação acadêmica e validar o processo de gerenciamento dos intangíveis da formação acadêmica.

Interno - 2022042 - DANIEL PEREIRA DA SILVA
Interno - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS
Presidente - 1637307 - ROBELIUS DE BORTOLI
Externo ao Programa - 1632059 - SIMONE DE CASSIA SILVA