UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ROSANE MILET PASSOS TEIXEIRA
07/02/2021 16:13

DISCENTE: ROSANE MILET PASSOS TEIXEIRA
DATA: 26/02/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ÍNDICES PROGNÓSTICOS E DESFECHOS CLÍNICOS DE PACIENTES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA DA REGIÃO NÃO METROPOLITANA EM SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Cuidados Críticos. Adulto. Carga de trabalho. Escores de Disfunção Orgânica. Escala Psicológica Fisiológica Aguda Simplificada.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Médico-Cirúrgica

Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um ambiente destinado a pacientes gravemente enfermos. Os escores de prognóstico são amplamente utilizados para nortear a tomada de decisão da equipe, ao avaliar as condições clínicas dos pacientes e seu prognóstico. Estudos tem investigado a utilização dos escores, de forma a subsidiar o seu impacto na efetividade terapêutica e nos desfechos clínicos. No entanto, não há estudos que tenham realizado tal investigação. Objetivo: Avaliar os desfechos clínicos, descrever o perfil de gravidade, comparar os desfechos entre UTIs e avaliar a sobrevida dos pacientes admitidos em unidades de terapia intensiva da região não metropolitana de Sergipe. Método: Realizou-se um estudo de coorte prospectiva, realizado entre 2018 e 2019. Foram incluídos pacientes internados nas duas únicas UTIs da região não metropolitana do Estado de Sergipe, com idade igual ou superior a 18 anos, que tiveram um tempo de permanência mínima de 24 horas. As variáveis investigadas foram os escore Simplified Acute Physiology Score (SAPS III), Sequential Organ Failure Assessment (SOFA) e Nursing Activities Score (NAS) e aplicação de questionários para caracterização clínica e demográfica dos pacientes. Foi utilizado a frequência absoluta e relativa percentual para descrever variáveis categóricas, média, mediana, desvio padrão e intervalo interquartil para descrever variáveis contínuas. Os testes Exato de Fisher, Qui-Quadrado de Pearson e Qui-Quadrado de Pearson com simulações de Monte-Carlo foram aplicados para avaliar associação entre variáveis categóricas. Utilizou-se o teste de Shapiro-Wilks para avaliar a aderência das variáveis contínuas a distribuição normal, o teste de Mann-Whitney para avaliar diferenças nas medidas de tendência central. A regressão linear foi utilizada para analisar as variáveis contínuas e a regressão logística para binárias em modelos de confudimento. Adotou-se 5% como sendo o nível de significância. O projeto de pesquisa foi aprovado pelos Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe, com parecer favorável sob número 2.830.187. Resultados: Dados de 219 pacientes foram incluídos, 53,9% foram Hospital Regional de Itabaiana (HRI) e 46,1% do HRL. Os valores SAPS III (B=8,22; p=0,001), óbito (RC=3,14; p<0,001), diálise (RC=2,98, p=0,032), lesão por pressão (RC=14,0; p<0,01), infecção (RC=2,46; p=0,003), tempo de internação na unidade de terapia intensiva (B=1,32; p=0,045) e tempo de internação hospitalar (B=2,11; p<0,001) mostraram-se mais elevados no Hospital Universitário de Lagarto (HUL). A curva de sobrevida para tempo de internação na UTI, indicou que os pacientes tiveram menos tempo de internação, com taxa de sobrevivência maior e uma menor mortalidade no HRI. Conclusão: Ao analisar o perfil de gravidade, desfechos clínicos e sobrevida em pacientes admitidos unidades de terapia intensiva, os pacientes atendidos no HUL, além de possuírem mais comorbidades também necessitaram de um maior suporte a admissão, o que elevou o número de desfechos desfavoráveis.

Presidente - 2394615 - EDUESLEY SANTANA SANTOS
Interno - 990.296.505-91 - RITA DE CASSIA ALMEIDA VIEIRA
Interno - 1506112 - FERNANDA GOMES DE MAGALHÃES SOARES PINHEIRO
Externo à Instituição - DANIELE MARTINS DE LIMA OLIVEIRA