Banca de DEFESA: JÉRSICA FLORINDO DE ARAÚJO BARROS
04/02/2021 12:03
O presente estudo teve como objetivo verificar o impacto de dimensões da qualidadeeletrônica (usabilidade, utilidade e hedonicidade) na satisfação de usuários de serviçosde streaming de vídeo online no segmento do entretenimento. Esse intento sefundamentou no fato de que boa parte dos modelos de qualidade eletrônica construídosinferiram maior influência de usabilidade e utilidade da qualidade como estímulo para asatisfação dos clientes, utilizando especialmente situações no contexto de compras emgeral. No entanto, a literatura sobre a temática tem considerado com mais atençãotambém a importância de aspectos relacionados à dimensão hedônica da qualidade,inclusive noutros segmentos de contexto e-service. Diante desse cenário, a manutençãoda qualidade do serviço prestado no ambiente online torna-se uma das preocupaçõesestabelecidas entre os indivíduos e as empresas, pois, para os primeiros proporcionaexperiência mais personalizada e excelente, e para o segundo, proporciona verdadeiravantagem e diferencial competitivo. Assim, a presente pesquisa buscou verificar comoas dimensões da qualidade do serviço eletrônico (e-SQ) impactam a satisfação deusuários de serviços de streaming de vídeo online no segmento do entretenimento.Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa caracterizou-se como descritiva,correlacional e de natureza quantitativa. A estratégia utilizada foi a aplicação dequestionário estruturado para um estudo do tipo survey. E, para o tratamento e análisedos dados, a técnica adotada foi a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) via PLS.Os resultados da pesquisa revelaram que a satisfação de usuários de serviços destreaming de vídeo online no segmento do entretenimento é fortemente impactada pelapercepção de qualidade hedônica, seguida, em menor proporção, pela percepção deutilidade.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e