UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: JEFFERSON PORTELA RAMOS
28/01/2021 17:10

DISCENTE: JEFFERSON PORTELA RAMOS
DATA: 25/02/2021
LOCAL: meet
TÍTULO: A mecânica e o corpo humano
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Instrução por Colegas, mecânica, concepções alternativas, metodologia ativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física Geral

A falta de percepção da aplicação das ciências exatas no seu dia a dia é uma característicacomum ao aluno de Ensino Médio (EM). Essa carência pode ter origem nas metodologias que não levamem consideração os saberes, a capacidade e a participação do aluno no processo de construção doconhecimento. A fraca conexão feita pelos alunos entre o que há na sala de aula e o que há fora dela,torna necessário a criação e utilização de metodologias que aproximem cada vez mais os conteúdos e ocotidiano dos alunos. Este trabalho visa desenvolver uma ferramenta que possibilite aos docentes acriação de conexões de tópicos de mecânica com movimentos do próprio corpo dos alunos, como formade contextualização. A utilização dessa ferramenta terá ainda o benefício de mostrar que nem sequer énecessário sair da sala para ver uma aplicação da física no dia a dia. O desenvolvimento da ferramentacontará com uma análise crítica de vídeos demonstrativos de ações naturais humanas, tais como sentare saltar, associado a interação social proporcionada pela adaptação do método de Instrução pelos Colegas(Peer Instruction). Ao final, esperasse que seja possível observar nos alunos uma maior capacidade decompreensão e adaptação da Física.

Presidente - 1820503 - EDVALDO ALVES DE SOUZA JUNIOR
Interno - 1551048 - LAELIA PUMILLA BOTELHO CAMPOS DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1704017 - ALBERICO BLOHEM DE CARVALHO JUNIOR

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf