Banca de DEFESA: JEFFERSON PORTELA RAMOS
28/01/2021 17:10
A falta de percepção da aplicação das ciências exatas no seu dia a dia é uma característicacomum ao aluno de Ensino Médio (EM). Essa carência pode ter origem nas metodologias que não levamem consideração os saberes, a capacidade e a participação do aluno no processo de construção doconhecimento. A fraca conexão feita pelos alunos entre o que há na sala de aula e o que há fora dela,torna necessário a criação e utilização de metodologias que aproximem cada vez mais os conteúdos e ocotidiano dos alunos. Este trabalho visa desenvolver uma ferramenta que possibilite aos docentes acriação de conexões de tópicos de mecânica com movimentos do próprio corpo dos alunos, como formade contextualização. A utilização dessa ferramenta terá ainda o benefício de mostrar que nem sequer énecessário sair da sala para ver uma aplicação da física no dia a dia. O desenvolvimento da ferramentacontará com uma análise crítica de vídeos demonstrativos de ações naturais humanas, tais como sentare saltar, associado a interação social proporcionada pela adaptação do método de Instrução pelos Colegas(Peer Instruction). Ao final, esperasse que seja possível observar nos alunos uma maior capacidade decompreensão e adaptação da Física.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf