Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÍSE SOARES LIMA
01/02/2021 07:56
A presente tese tem como objetivo central analisar como se configurou a educação das crianças no Sertão do São Francisco a partir das memórias narradas por professoras do Acampamento Chesf no período de 1949 a 1985. A partir da premissa que o cotidiano escolar institui concepções de sujeitos e práticas sociais para formação das crianças, buscamos, especificamente, identificar os planejamentos e ações empreendidas pelos professores; reconhecer os objetivos das instituições educacionais de ensino para as crianças; explanar o movimento das relações entre as crianças e os professores; e enunciar as mediações políticas, culturais e sociais imersas nas experiências infantis. O recorte temporal entre os anos de 1949 a 1985, justifica-se por condizer, respectivamente, ao início de atuação da empresa Chesf no município de Paulo Afonso com a edificação de instituições escolares, e ao período de finalização das obras hidroelétricas da Companhia que compreende a unificação social do Acampamento com a Vila Poty. O estudo situa-se no campo da História Social da Infância e na História da Educação, norteando-se pelos conceitos de infância a partir da Modernidade e pelas inferências do processo civilizador. Com base no enfoque metodológico da História Oral, utilizamos como fontes as fotografias; documentos normativos, a exemplo de decretos e relatórios; e, em especial, as memórias das professoras Chesfianas. De tal forma, até o presente momento, as reflexões construídas expõem a condução da pesquisa, as vertentes conceituais e a organização da Companhia, em nível técnico e social. Apresentamos a composição do complexo escolar da empresa, reconhecendo que as concepções educacionais para as crianças estavam amparadas em uma preparação para porvir exercício social, delimitando através de processos civilizatórios modos de ser criança e vivenciar a infância no interior do Acampamento.
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