UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÍSE SOARES LIMA
01/02/2021 07:56


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAÍSE SOARES LIMA
DATA: 01/03/2021
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: CORRENTES DE MEMÓRIAS EDUCACIONAIS ENTRELAÇADAS NA CAPITAL DA ENERGIA: NARRATIVAS DE ANTIGAS PROFESSORAS SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NO ACAMPAMENTO CHESF (1949-1985)
PALAVRAS-CHAVES: Chesf. Educação de Crianças. Memórias de professoras. Processo civilizatório.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente tese tem como objetivo central analisar como se configurou a educação das crianças no Sertão do São Francisco a partir das memórias narradas por professoras do Acampamento Chesf no período de 1949 a 1985. A partir da premissa que o cotidiano escolar institui concepções de sujeitos e práticas sociais para formação das crianças, buscamos, especificamente, identificar os planejamentos e ações empreendidas pelos professores; reconhecer os objetivos das instituições educacionais de ensino para as crianças; explanar o movimento das relações entre as crianças e os professores; e enunciar as mediações políticas, culturais e sociais imersas nas experiências infantis. O recorte temporal entre os anos de 1949 a 1985, justifica-se por condizer, respectivamente, ao início de atuação da empresa Chesf no município de Paulo Afonso com a edificação de instituições escolares, e ao período de finalização das obras hidroelétricas da Companhia que compreende a unificação social do Acampamento com a Vila Poty. O estudo situa-se no campo da História Social da Infância e na História da Educação, norteando-se pelos conceitos de infância a partir da Modernidade e pelas inferências do processo civilizador. Com base no enfoque metodológico da História Oral, utilizamos como fontes as fotografias; documentos normativos, a exemplo de decretos e relatórios; e, em especial, as memórias das professoras Chesfianas. De tal forma, até o presente momento, as reflexões construídas expõem a condução da pesquisa, as vertentes conceituais e a organização da Companhia, em nível técnico e social. Apresentamos a composição do complexo escolar da empresa, reconhecendo que as concepções educacionais para as crianças estavam amparadas em uma preparação para porvir exercício social, delimitando através de processos civilizatórios modos de ser criança e vivenciar a infância no interior do Acampamento.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2301213 - EDNA MARIA MATOS ANTONIO
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Externo à Instituição - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Presidente - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf