Banca de DEFESA: LAILA GARDENIA VIANA SILVA
27/01/2021 21:40
Esta pesquisa, inserida na linha Educação e Comunicação, apresenta como objetivo geral analisar a utilização do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) nas práticas docentes no Instituto Federal de Sergipe, campus São Cristóvão, à luz dos letramentos digitais, para conhecer a construção de sentidos acerca do sistema. Inserido no contexto do pós-digital, este estudo apresenta discussões teóricas a respeito das transformações da sociedade, tecnologias e comunicação, estabelecendo um diálogo no âmbito educacional acerca das práticas docentes e dos letramentos digitais, contemplando o contexto provocado pelo surgimento da pandemia da covid-19. Metodologicamente, esta pesquisa possui natureza qualitativa, de cunho analítico, pautada no estudo de caso. Os dados foram coletados por meio da observação participante, questionário, análise documental e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados se alinha à perspectiva da pesquisa docente, de Freeman (1998), relacionada com o processo de codificação de Auerbach e Silverstein (2003). O estudo revelou que os principais usos do sistema acadêmico, antes da pandemia, estavam relacionados ao registro acadêmico, à disponibilização de materiais, publicação de informações e, em menor percentual, realização de atividades pedagógicas com os estudantes. A partir dos primeiros impactos provocados pela pandemia, os docentes realizaram atendimento remoto por meio do SIGAA, fazendo uso de chat, fórum, questionários, material didático e web conferência. Entretanto, houve pequena participação dos estudantes, dificuldades enfrentadas pelas disciplinas técnicas e início da preparação docente para a iminência do ensino remoto emergencial. Os dados também indicaram os sentidos construídos acerca do sistema, demonstrando que os docentes o consideram um sistema amplo, que reúne obrigatoriedade, repositório virtual, informações, interações, atividades pedagógicas e possibilidades de ampliação de uso; que requer melhorias em sua estrutura, funcionamento e na formação docente; e que, para a maioria dos participantes, pode ser um ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa demonstra que, embora existam práticas realizadas com os estudantes, os usos feitos SIGAA ainda mantêm fortes vínculos com o domínio da técnica como reflexo da ausência de formação docente e da precariedade de condições de infraestrutura.
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