UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 16 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: CATIA MARIA JUSTO
26/01/2021 11:42

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CATIA MARIA JUSTO
DATA: 18/02/2021
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL A DEFINIR
TÍTULO: INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA: ESTUDOS EM SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Atenção Primária à Saúde. Estudo ecológico. Hospitalização. Indicadores de Saúde. Políticas de Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Introdução: Internações hospitalares por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP) é um indicador que avalia indiretamente a efetividade deste nível de atenção. Sugere que internações hospitalares serão evitadas se o atendimento na atenção primária for efetivo e no tempo apropriado. Objetivos: Esta pesquisa tem como objetivo descrever a tendência das ICSAP no Estado de Sergipe, descrever a tendência de diabetes mellitus, no mesmo período e descrever como se relacionam com a atenção primária, usuários de um hospital universitário de Sergipe internados por determinadas causas sensíveis à atenção primária. Metodologia: Empregou três estudos: um estudo ecológico de tendência temporal das ICSAP, no período de 2008 a 2017, em Sergipe, utilizando dados extraídos das Autorizações de Internações Hospitalares do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde. O segundo, um estudo de tendência temporal, descreveu as internações por diabetes mellitus, tempo de duração de internação e gastos, no mesmo período. O terceiro, foi um estudo observacional, de dados primários, colhidos de 15 de fevereiro a 31 de outubro de 2018, através de questionários aplicados a pacientes hospitalizados no Hospital Universitário de Lagarto (HUL), da Universidade Federal de Sergipe. Todos os dados dos estudos foram lidos e analisados pelo programa estatístico R. Resultados: O primeiro estudo mostrou que ocorreram 608.083 internações, excetuando-se as obstétricas. Destas, 125.497 foram casos de ICSAP (20,6% das internações), representando uma taxa bruta global de 5,6 ICSAP por mil habitantes (5,7 no sexo masculino e 5,8 no feminino). As taxas padronizadas de ICSAP descreveram uma curva decrescente no período de 2008 a 2011, com pouca oscilação de 2011 a 2014, ascendente de 2014 a 2017. A partir dos 70 anos de idade a taxa foi consideravelmente maior nos homens. Em todo o período, as causas de ICSAP mais frequentes foram: gastrenterites e complicações (15,6%), infecção do rim e trato urinário (9,4%), asma (9,2%), insuficiência cardíaca (8,8%), cerebrovasculares (8,1%), diabetes mellitus (7,2%). O segundo estudo verificou curva de tendência temporal irregular, decrescente de 2010 a 2014 e crescente de 2014 a 2017. A proporção de internações por diabetes mellitus entre todas as internações aumentaram de 5,9% em 2008 a 8,1%, em 2017. Predominou em mulheres, com taxa de 4,4/10 mil habitantes versus 3,8/10 mil habitantes para homens. O tempo de internação aumentou 0,12 dias por ano durante o período (IC 95% 0,06 a 0,19). O custo da internação aumenta com o tempo de internação, uma média de $ 24,4 (IC 95% 23,14 a 25,58) por dia de internação. O terceiro estudo entrevistou homens (54%) e mulheres (46%). A média de idade foi de 54 anos, tinham baixa renda e baixa escolaridade, conheciam e utilizavam a unidade básica de saúde de sua área, mas optaram pelo hospital como primeiro lugar de atendimento em face da melhor acessibilidade hospitalar. Conclusão: A melhora que vinha se observando na efetividade da atenção primária é interrompida e o indicador volta a piorar, chegando ao fim do período com valores próximos ao do início, configurando uma década perdida. O risco de internação por diabetes mellitus foi maior no sexo feminino, mas nos últimos anos de vida inusitadamente foi maior nos homens. A diminuição dos gastos é preocupante sobretudo com a parcela mais pobre da população, uma vez que a doença segue em ascensão e predomina neste grupo. A baixa acessibilidade da atenção primária a saúde foi determinante para a busca de assistência hospitalar por usuários do Hospital Regional de Lagarto internados por condições sensíveis à atenção primária selecionadas.

Externo à Instituição - ELEONORA RAMOS DE OLIVEIRA
Interno - 1243900 - JOSE AUGUSTO SOARES BARRETO FILHO
Presidente - 3113466 - KLEYTON DE ANDRADE BASTOS
Externo ao Programa - 3357466 - MARCO AURÉLIO DE OLIVEIRA GÓES